RNP propõe blocos vazados no meio-fio para passar cabos

0

Em vez de enterrar todo o cabeamento ótico por baixo da calçada, uma operadora pode aproveitar novos blocos de concreto com passagens tubulares para o meio-fio e que se encaixam como peças do brinquedo Lego. Essa é a ideia da Diretoria de Engenharia e Operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que depositou então seu primeiro pedido de Patente de Modelo de Utilidade (MU) no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O nome do projeto é bem descritivo: "Disposição construtiva introduzida em guia de Meio-fio Modular".

Em comunicado enviado à imprensa nesta terça, 13, a RNP cita um dos responsáveis pela pesquisa, o diretor de Engenharia e Operações da entidade, Eduardo Grizendi, que afirma se tratar de uma solução simples e de fácil fabricação (pode-se utilizar concreto ou material reciclado) para implantação urbana ou em estradas. Faz inclusive uma comparação com o brinquedo de montar. "Os blocos de concreto vão se encaixando, como se fossem grandes peças de Lego", diz Grizendi no comunicado. No meio, ele é vazado para permitir a passagem de cabos, como fibras óticas.

A RNP diz que o concreto é o material básico pensado para o bloco pré-moldado, mas que existe a possibilidade de fabricação com outros materiais, embora isso ainda esteja em fase de pesquisas. Afirma ainda que a instalação ocorre de forma semelhante ao que já acontece, mas com "necessidade de adequações para a produção e instalação do produto".

Agora, a entidade busca parceiros para desenvolver protótipos e realizar testes, além de modelar o negócio e transferir a tecnologia para a comercialização do produto. A ideia surgiu na diretoria de engenharia e operações da RNP com Grizendi e os analistas Helmann Strobel Penze e Marco Aurélio Montoro. A inovação foi cadastrada no Sistema de Gestão de Portfólio de Ativos Intelectuais (GPAI), da própria RNP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.