TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

RNP propõe blocos vazados no meio-fio para passar cabos

Postado em: 13/10/2015, às 15:44 por Bruno do Amaral

Em vez de enterrar todo o cabeamento ótico por baixo da calçada, uma operadora pode aproveitar novos blocos de concreto com passagens tubulares para o meio-fio e que se encaixam como peças do brinquedo Lego. Essa é a ideia da Diretoria de Engenharia e Operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que depositou então seu primeiro pedido de Patente de Modelo de Utilidade (MU) no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O nome do projeto é bem descritivo: "Disposição construtiva introduzida em guia de Meio-fio Modular".

Em comunicado enviado à imprensa nesta terça, 13, a RNP cita um dos responsáveis pela pesquisa, o diretor de Engenharia e Operações da entidade, Eduardo Grizendi, que afirma se tratar de uma solução simples e de fácil fabricação (pode-se utilizar concreto ou material reciclado) para implantação urbana ou em estradas. Faz inclusive uma comparação com o brinquedo de montar. "Os blocos de concreto vão se encaixando, como se fossem grandes peças de Lego", diz Grizendi no comunicado. No meio, ele é vazado para permitir a passagem de cabos, como fibras óticas.

A RNP diz que o concreto é o material básico pensado para o bloco pré-moldado, mas que existe a possibilidade de fabricação com outros materiais, embora isso ainda esteja em fase de pesquisas. Afirma ainda que a instalação ocorre de forma semelhante ao que já acontece, mas com "necessidade de adequações para a produção e instalação do produto".

Agora, a entidade busca parceiros para desenvolver protótipos e realizar testes, além de modelar o negócio e transferir a tecnologia para a comercialização do produto. A ideia surgiu na diretoria de engenharia e operações da RNP com Grizendi e os analistas Helmann Strobel Penze e Marco Aurélio Montoro. A inovação foi cadastrada no Sistema de Gestão de Portfólio de Ativos Intelectuais (GPAI), da própria RNP.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial