Vendas globais de PCs registram queda de 3,9% no terceiro trimestre, aponta IDC

0

As remessas de computadores pessoais caíram 3,9% no terceiro trimestre deste ano, uma queda menor que o previsto no início do ano, de acordo com pesquisa da IDC.

Segundo o levantamento, os fabricantes de computadores embarcaram 68 milhões de máquinas em todo o mundo no período, contra 70,7 milhões no ano anterior. O relatório aponta que o declínio, contudo, foi ligeiramente menor que os 4,1% registrados no segundo trimestre. As vendas unitárias nos EUA subiram 1,7%, o que marca o segundo ganho trimestral consecutivo.

O mercado de PCs está começando a se estabilizar após quatro anos consecutivos de declínio, já que os consumidores e as empresas começam a substituir suas máquinas mais antigas, diz o relatório da IDC. "A indústria está começando a formar estoques antes da temporada de férias, apostando que computadores atualizados estimularão as vendas."

"Estamos muito satisfeitos em ver alguma melhora no mercado", disse Loren Loverde, vice-presidente da IDC. "Os esforços da indústria para atualizar produtos e também alavancar novos processadores e sistemas operacionais foram críticos", disse ele.

Já o Gartner é mais pessimista em seu relatório sobre as vendas de PCs no terceiro trimestre e aponta um declínio de 5,7% globalmente na comparação com o apurado um ano antes. O instituto de pesquisas ressalta que a demanda se manteve fraca nos EUA durante o período de volta às aulas e também em alguns mercados no exterior, puxando para baixo os resultados.

"Nos mercados emergentes, a penetração de PCs se mantém baixa, mas os consumidores não estão interessados em possuir um PC", disse em um comunicado o analista do Gartner, Mikako Kitagawa. "Os consumidores nos mercados emergentes usam principalmente smartphones ou tablets para as suas necessidades de computação, e não veem a necessidade de usar um PC tanto quanto os consumidores em mercados maduros."

Os relatórios foram divulgados depois que a Intel, maior fornecedora de chips para computadores, elevou sua previsão de vendas no mês passado para o terceiro trimestre. A empresa citou a "reposição de estoques da cadeia de abastecimento de PCs" e "alguns sinais de melhora na demanda."

Globalmente, a Lenovo se manteve na primeira posição no ranking, com 21,3% de participação de mercado no terceiro trimestre, disse a IDC. Em segundo lugar, aparece a HP Inc., cuja fatia de mercado saltou para 21,2%, enquanto a Dell surge na terceira colocação, com 15,8% do mercado — as duas marcas norte-americanas adicionaram 1,5 ponto percentual em relação a igual período do ano anterior. Na quarta posição figura a Apple, que conquistou 7,4% de market share, abaixo dos 8,1% registrados um ano antes.

No mercado norte-americano, os três principais fornecedores ganharam participação de mercado, segundo a IDC. A HP Inc. ficou na primeira colocação, com quase 30% de participação, enquanto a Dell tinha abocanhou 26% do mercado e a Lenovo, 15%. Na quarta posição novamente a Apple, mas que perdeu terreno no mercado doméstico, caindo de 13,9% para 11,8%.

O aumento das remessas de PCs foi impulsionado pelos Chromebooks do Google, voltados para a educação, juntamente com a formação de estoques, disse a IDC. Ainda assim, a perspectiva para o quarto trimestre é de "cautela", disse a empresa.

Os embarques para outras regiões, como a Ásia, foram melhores do que o previsto, disse a IDC. O mercado do Japão voltou a ter um crescimento positivo no trimestre, impulsionado pela demanda por sistemas Windows.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.