TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Vendas globais de PCs registram queda de 3,9% no terceiro trimestre, aponta IDC

Postado em: 13/10/2016, às 20:15 por Redação

As remessas de computadores pessoais caíram 3,9% no terceiro trimestre deste ano, uma queda menor que o previsto no início do ano, de acordo com pesquisa da IDC.

Segundo o levantamento, os fabricantes de computadores embarcaram 68 milhões de máquinas em todo o mundo no período, contra 70,7 milhões no ano anterior. O relatório aponta que o declínio, contudo, foi ligeiramente menor que os 4,1% registrados no segundo trimestre. As vendas unitárias nos EUA subiram 1,7%, o que marca o segundo ganho trimestral consecutivo.

O mercado de PCs está começando a se estabilizar após quatro anos consecutivos de declínio, já que os consumidores e as empresas começam a substituir suas máquinas mais antigas, diz o relatório da IDC. "A indústria está começando a formar estoques antes da temporada de férias, apostando que computadores atualizados estimularão as vendas."

"Estamos muito satisfeitos em ver alguma melhora no mercado", disse Loren Loverde, vice-presidente da IDC. "Os esforços da indústria para atualizar produtos e também alavancar novos processadores e sistemas operacionais foram críticos", disse ele.

Já o Gartner é mais pessimista em seu relatório sobre as vendas de PCs no terceiro trimestre e aponta um declínio de 5,7% globalmente na comparação com o apurado um ano antes. O instituto de pesquisas ressalta que a demanda se manteve fraca nos EUA durante o período de volta às aulas e também em alguns mercados no exterior, puxando para baixo os resultados.

"Nos mercados emergentes, a penetração de PCs se mantém baixa, mas os consumidores não estão interessados em possuir um PC", disse em um comunicado o analista do Gartner, Mikako Kitagawa. "Os consumidores nos mercados emergentes usam principalmente smartphones ou tablets para as suas necessidades de computação, e não veem a necessidade de usar um PC tanto quanto os consumidores em mercados maduros."

Os relatórios foram divulgados depois que a Intel, maior fornecedora de chips para computadores, elevou sua previsão de vendas no mês passado para o terceiro trimestre. A empresa citou a "reposição de estoques da cadeia de abastecimento de PCs" e "alguns sinais de melhora na demanda."

Globalmente, a Lenovo se manteve na primeira posição no ranking, com 21,3% de participação de mercado no terceiro trimestre, disse a IDC. Em segundo lugar, aparece a HP Inc., cuja fatia de mercado saltou para 21,2%, enquanto a Dell surge na terceira colocação, com 15,8% do mercado — as duas marcas norte-americanas adicionaram 1,5 ponto percentual em relação a igual período do ano anterior. Na quarta posição figura a Apple, que conquistou 7,4% de market share, abaixo dos 8,1% registrados um ano antes.

No mercado norte-americano, os três principais fornecedores ganharam participação de mercado, segundo a IDC. A HP Inc. ficou na primeira colocação, com quase 30% de participação, enquanto a Dell tinha abocanhou 26% do mercado e a Lenovo, 15%. Na quarta posição novamente a Apple, mas que perdeu terreno no mercado doméstico, caindo de 13,9% para 11,8%.

O aumento das remessas de PCs foi impulsionado pelos Chromebooks do Google, voltados para a educação, juntamente com a formação de estoques, disse a IDC. Ainda assim, a perspectiva para o quarto trimestre é de "cautela", disse a empresa.

Os embarques para outras regiões, como a Ásia, foram melhores do que o previsto, disse a IDC. O mercado do Japão voltou a ter um crescimento positivo no trimestre, impulsionado pela demanda por sistemas Windows.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/13/10/2016/vendas-globais-de-pcs-registram-queda-de-39-no-terceiro-trimestre-aponta-idc/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial