Destituição de diretor reforça desarranjo da Microsoft na área de mobilidade

0

A Microsoft afastou Andy Less do cargo de vice-presidente da divisão Windows Phone, responsável pelo sistema operacional para dispositivos móveis da fabricante de software, segundo informa o All Things Digital, blog de tecnologia vinculado ao The Wall Street Journal. O vice-presidente corporativo da companhia, Terry Myerson, irá comandar interinamente a unidade.

A mudança é mais um capítulo da estratégia desencontrada da Microsoft no mercado de mobilidade, segundo analistas do mercado. Apesar de o Windows ser a plataforma para PCs mais utilizada no mundo, a companhia não conseguiu até agora se firmar no mercado de tablets e smartphones. Nem mesmo o acordo firmado pela empresa com a Nokia, no início de fevereiro, que prevê a adoção do sistema operacional pela fabricante finlandesa como plataforma de seus smartphones, conseguiu reverter, por enquanto, a situação da empresa nesse segmento de mercado. Os primeiros aparelho da Nokia com o Windows Phone, o Lumia 800 e Lumia 710, foram lançados em outubro deste ano e já estão à venda em países da Europa. Era esperado que os aparelhos chegassem neste fim de ano no Brasil, o que não irá acontecer. Ele estará disponível no mercado brasileiro somente no início de 2012.

O reflexo imediato disso é que, segundo estudo do Gartner, o Windows Mobile (versão anterior do Windows Phone) se manteve atrás do Android, do Google, e do iOS, da Apple, em participação de mercado no terceiro trimestre. Enquanto o sistema operacional da Microsoft registrou pífios 2,2% de market share no período, o Android atingiu 52,5% de representatividade e o iOS, 15%. Até mesmo o Symbian (16,9%), sistema operacional parcialmente descontinuado pela Nokia, ficou à frente da plataforma da fabricante de software.

Falha de segurança

O pior é que, antes mesmo de ser lançado no mercado, o Windos Phone tem sido alvo de críticas. Especialistas apontam que ele possui uma falha de segurança que desabilita uma de suas principais funções – o aplicativo de mensagens, que unifica diversos serviços e plataformas. Uma falha que causa o problema é exposta quando o aparelho recebe uma mensagem de texto via SMS, Facebook ou Windows Live Messenger. O recebimento faz o smartphone reiniciar e, a partir de então, o aplicativo de mensagens nunca mais volta a funcionar.

O problema, alertado pelo site Winrumors, foi testado em diversos aparelhos e fabricantes, como o Titan, da HTC, e o Focus, da Samsung. Segundo o site, as versões 7740, 4.5 e Mango apresentaram a mesma falha. O site fez um vídeo mostrando o problema e comunicou-o à Microsoft, que ainda não apresentou uma solução do caso.

Outro aspecto, talvez mais intrigante, é que mesmo sem saber qual será o desempenho do Windows Phone no mercado, a Microsoft já está em fase adiantada desenvolvimento do Windows 8, a próxima versão do sistema operacional para computadores que será destinada especificamente para tablets. Ele ainda não está completamente pronto, mas a empresa anunciou suas principais características durante o Build, evento recente para desenvolvedores, realizado nos Estados Unidos.

A Microsoft tem hoje uma missão difícil na divulgação do Windows 8. De um lado, ela deseja engajar os desenvolvedores de forma que a loja de aplicativo tenha muitas ofertas quando o produto for lançado oficialmente. Por outro lado, se for criada muita expectativa entre usuários finais e grandes empresas, pode fazer com que o upgrade para o Windows 7, lançado recentemente, seja postergado ou até mesmo que haja uma canibalização nas vendas, diz um especialista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.