Cerca de 77% das empresas brasileiras usam a internet para fins de trabalho, diz estudo

0

Das 2,8 milhões de empresas com um ou mais empregados em 2010, cerca de 2,2 milhões (80,8%) utilizaram computador, 2,1 milhões (76,9%) fizeram uso da internet e 2,3 milhões (83,3%) de telefone celular para finalidades de trabalho, de acordo com a pesquisa TIC-Empresa 2010, divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira, 13, que investiga o uso de computador, internet e celular, interação com o governo, segurança, habilidades no uso das tecnologias da informação e comunicações (TICs) e os motivos de não utilização dessas tecnologias pelas micro e pequenas empresas.

O estudo constatou que as proporções de empresas que usaram computadores e internet eram elevadas e crescentes à medida que o porte das empresas aumentava: cerca de 78% das microempresas (com uma a nove pessoas ocupadas) usaram computador, enquanto nas empresas com dez a 19 pessoas ocupadas esse percentual salta para 94,1%. O mesmo comportamento foi observado em relação ao uso da internet — 73,7% das microempresas usaram a internet, ao passo que nas empresas com dez a 19 pessoas ocupadas essa proporção subiu para 91,5%. Um dos destaques do estudo é a universalidade do uso de computador e da internet nas empresas com 500 ou mais pessoas ocupadas.

Dentre as microempresas, as menores taxas de uso de computador e da internet pertencem ao segmento industrial — 73,4% e 71,1%, respectivamente. As microempresas com atividades de informação e comunicação apresentaram as taxas mais elevadas: 85,4% usaram computador e 84,8% usaram a internet. Já quando se consideram as empresas com dez ou mais pessoas ocupadas, as de alojamento e alimentação apresentaram os menores níveis de uso de computador e de internet (87,9% e 82,2%, respectivamente), e os maiores níveis foram observados nas empresas com atividades profissionais, científicas e técnicas (99,3% tanto para o uso de computador quanto da internet).

Dentre as empresas que não usaram computador e que não usaram a internet, os principais motivos apontados foram — as atividades que necessitavam computador ou internet eram realizadas por terceiros (86,3% e 89,8%, respectivamente) e o uso desses equipamentos não era necessário (73,5% e 71,6%).

O estudo completo pode ser acessado clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.