Gemalto quer oferecer aplicações na nuvem em SIMcards

0

Apesar de aparelhos mais avançados permitirem soluções diretas na nuvem por meio de aplicativos e sistema operacional, a Gemalto aposta em um modelo com outra abordagem. A companhia, especializada em segurança digital e desenvolvimento de aplicações e plataformas para incorporações em SIMcards, acredita que esses chips podem ser utilizados para permitir backups em cloud.

"Operadoras têm interesse em novas aplicações, esse é o principal elemento de comunicação", explica Gibson Shigueki Nagata, gerente de serviço de performance da empresa, em encontro com jornalistas nesta quinta-feira, 13. Os backups podem incluir armazenamento de contatos, notas e até conteúdo multimídia. A intenção é poder oferecer mais serviços de valor agregado, aproveitando melhor as funcionalidades do componente.

Ele diz que serviços baseados em localização, applets (aplicativos baseados em Java) e navegação pelo SIMbrowser são  possíveis de oferecer no nível do SIMcard. Nagata diz que até mesmo as agendas de contato atuais podem ser atualizadas, permitindo cadastrar mais nomes e colocar mais informações em cada endereço, como descrições, e-mail e outras anotações. "Optou-se por não evoluir essa função no Brasil, mas é possível", afirma.

Da mesma forma, aplicações com comunicação por proximidade de campo (NFC) também podem ser incluídas diretamente nos SIMcards. Diferente de algumas soluções concorrentes, a Gemalto comercializa essa plataforma em um chip único, sem precisar separar um SIMcard ou tarjeta externa anexa. A questão é trazer conveniência para o cliente. "Para utilizar o NFC, não precisa nem que o aparelho esteja com bateria carregada", diz ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.