Minas Gerais adere ao programa TI Maior

0

O governo de Minas Gerais oficializa nesta sexta-feira, 14, a execução de dois projetos com o propósito de impulsionar o ensino, a pesquisa e a indústria de tecnologia da informação do estado. Em cerimônia no Palácio Tiradentes, o vice-governador Alberto Pinto Coelho inaugura a Rede Metropolitana de Belo Horizonte, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e assina o acordo de cooperação técnica que viabiliza o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior) no estado.

Minas Gerais, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responde por 86,7% do número total de empresas da indústria brasileira de software e serviços de TI. O acordo visa ampliar a competitividade da área no estado por meio dos cinco pilares do programa — desenvolvimento econômico e social, posicionamento internacional, inovação e empreendedorismo, produção científica, tecnológica e inovação, e competitividade.

A Rede Metropolitana de Belo Horizonte — que terá 184 quilômetros de extensão e será construída com cabos de fibra ótica — vai conectar, a 10 gigabits por segundo (Gbps), 13 instituições de ensino, pesquisa e do governo municipal e estadual. A rede faz parte do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela RNP e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A Redecomep BH permitirá às instituições participantes o desenvolvimento de pesquisas científicas colaborativas, em nível nacional e internacional, que exijam a troca de grande volume de dados. E também a utilização de serviços avançados de comunicação e colaboração com redução de gastos, como serviços de webconferência, telefonia VoIP e videoconferência, entre outros. Isso porque a rede da capital mineira está conectada à rede nacional de grande capacidade e dedicada a ensino e pesquisa operada pela RNP (a rede Ipê).

Para a implantação da infraestrutura, foram investidos R$ 2 milhões, com recursos da Finep, agência de fomento vinculada ao MCTI. Já a manutenção e a operação da rede ficarão a cargo das instituições integrantes, na forma de consórcio, o qual é formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Centro de Pesquisas René Rachou (Fundação Oswaldo Cruz), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação João Pinheiro(FJP), Fundação Nacional das Artes (Funarte/MinC), Instituto Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências Aplicadas, Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes/MG) e universidades Estadual (UEMG) e Federal de Minas Gerais (UFMG).

Entre as ações previstas pelo programa TI Maior estão a consolidação de ecossistemas digitais, a certificação e a preferência nas compras governamentais para software com tecnologia nacional, a aceleração de empresas nascentes de base tecnológica com foco em software e serviços (startups), a atração de centros de pesquisa globais e a capacitação de jovens para o mercado profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.