Ferramentas de TI podem ajudar a reduzir as emissões de carbono

0

A indústria de tecnologia da informação é responsável por cerca de 2% das emissões de carbono e outros gases causadores do efeito estufa e, segundo estudo realizado pela Atos Origin, com o uso das atuais ferramentas e soluções de TI é possível reduzir em até 98% as emissões de gás carbônico dos países industrializadas e em desenvolvimento.
O relatório ressalta que por meio de mudanças comportamentais, a indústria de TI poderia obter economias substanciais de energia em todos os setores. De acordo com o GeSI (Iniciativa de e-Sustentabilidade Global), se o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) trabalhasse em conjunto com as empresas de todos os segmentos de mercado, seria possível alcançar economias de carbono cinco vezes maiores do que o total de emissões de todo o setor de TIC em 2020.
A pesquisa sinaliza ainda que a indústria de TI necessita iniciar seu planejamento estratégico para tratar a sustentabilidade imediatamente, com o desenvolvimento de serviços e soluções necessários para transformar a forma de operação geral dos negócios, cadeias de valor, redes e da sociedade como um todo.
De acordo com Felipe Botto, consultor da Atos Origin Brasil, TI tem um papel importante a desempenhar no auxílio das organizações de todos os setores de mercado a economizar energia, minimizar uso de recursos naturais e reduzir emissões de carbono. "A indústria de TI precisa trabalhar em conjunto com todas as outras indústrias para identificar e viabilizar eficiências energéticas, para que, juntos, possamos cumprir as metas de 2020", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.