Sinergia no Brasil foi um dos motivos para movimentação de Slim, diz consultoria

0

A America Móvil anunciou na última quarta-feira, 13, que apresentará uma oferta pública para troca de ações aos acionistas da Carso Global Telecom, holding que controla a Telmex e a Telmex Internacional. Se a oferta for aceita, a America Móvil assumiria o controle da Telmex e da Telmex Internacional. O passo posterior seria o fechamento do capital da Carso Global Telecom e da Telmex Internacional. Apenas a Telmex permaneceria com o capital aberto.
A consolidação das operações, na opinião de analistas brasileiros, não deve trazer consequências imediatas às diversas operações que o mexicano Carlos Slim tem no Brasil. Entretanto, o relatório da consultoria financeira Nomura aponta a obtenção de sinergias particularmente no Brasil e na Colômbia como um dos motivadores da reestruturação. Ressaltando que a estimativa do valor das sinergias é mais uma arte que uma ciência, o relatório estima que as sinergias podem chegar a US$ 1 bilhão, o que seria suficiente para custear o prêmio que a America Movil está pagando pela Telmex e especialmente pela Telmex Internacional – cujos minoritários receberão posteriormente uma oferta de compra para seja possível fechar o capital.
Um analista que prefere não se identificar, vê no movimento uma sinalização de que os mexicanos podem estar próximos de realizarem ofertas combinadas entre os serviços da Net e Claro. "Essa operação é um �acorda mané� para muita gente no setor. É um sinal de que ele (Carlos Slim, dono de todos os grupos envolvidos na reestrutração) está se preparando para aumentar o nível das ofertas combinadas na América Latina", afirma ele.
Net
O movimento no México traz de volta à tona especulações sobre o futuro da Net. Com a aprovação do PL 29 a Telmex Internacional vai exercer sua opção de compra de 2% de ações que hoje pertencem à Globopar e assim assumir o controle da operadora. Analistas especulam sobre qual seria o movimento posterior. A Telmex compraria a parte da Globopar, mas a que preço? Se a Telmex conseguir um acordo com a Globopar seria possível que ela tenha interesse em fechar o capital da Net, o que estaria de acordo com o movimento anunciado no México, acredita o analista.
Já o analista Eduardo Roche lembra que ainda falta muito para o PL 29 ser aprovado e que vai demorar para se concluir a integração anunciada entre as empresas do grupo de Carlos Slim.
Gigante
A nova América Móvil deverá se tornar uma das maiores operadoras de telefonia do mundo. Ela terá um valor de mercado de aproximadamente US$ 100 bilhões, quase 220 milhões de assinantes, 29 milhões de assinantes de telefonia fixa, 22 milhões de assinantes de banda larga e um grande provedor de serviço de TV paga no Brasil, Peru e Colômbia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.