IBM lidera ranking americano de patentes pelo 21º ano consecutivo

0

A IBM anunciou nesta terça-feira, 14, sua liderança no ranking de registro de patentes dos Estados Unidos, pelo 21º ano consecutivo, atingindo recorde de 6.809 patentes em 2013 com invenções que permitirão avanços fundamentais em áreas-chave do mercado de tecnologia, como análise de dados, big data, e computação em nuvem. Segundo a companhia, estas invenções também vão avançar a nova era de sistemas cognitivos onde as máquinas irão aprender, raciocinar e interagir com pessoas de maneiras mais naturais.

A conquista do recorde em patentes foi possível graças ao trabalho dos mais de 8 mil inventores da IBM de 47 estados norte-americanos e de outros 41 países, incluindo o Brasil. O registro total de patentes da IBM no ano passado ultrapassou os totais combinados de gigantes da tecnologia como Google, Amazon, HP e Microsoft. Em segundo lugar no ranking aparece a Samsung, com 4.676 patentes registradas, seguida pela Canon, na terceira posição, com 3.825 patentes (veja tabela abaixo).

Top 10 empresas com maior número de patentes dos Estados Unidos em 2013*:

1

IBM

6,809

2

Samsung

4,676

3

Canon

3,825

4

Sony

3,098

5

Microsoft

2,660

6

Panasonic

2,601

7

Toshiba

2,416

8

Hon Hai

2,279

9

Qualcomm

2,103

10   

LG Electronics       

1,947

*Dados fornecidos pela IFI CLAIMS Patent Services

Dentre as invenções  importantes do total de patentes da IBM em 2013 podem ser citadas a análise de histórico de conversas em relação a presente comunicação – invenção patenteada que utiliza a análise de big data para estabelecer relações entre conversas eletrônicas do presente (sociais ou corporativas) que têm atributos semelhantes, e fornecer resultados relevantes em tempo real, além do provisionamento dinâmico de máquinas virtuais – tecnologia que reduz a disponibilidade do sistema online e restringe a largura de banda de rede de computação em nuvem quando sites, como de varejistas ou de leilões, encontram picos inesperados na demanda.

"Temos orgulho em ser reconhecida como a líder de patentes dos EUA, mas as patentes são apenas um indicador de inovação. Igualmente significativo é o impacto que nossas invenções patenteadas têm quando são usadas para habilitar soluções que ajudam os clientes e as sociedades a resolverem problemas", disse Bernie Meyerson, vice-presidente de inovação da IBM, em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.