Para atender à demanda de melhor desempenho, agilidade de processos e análise de dados com mais dinamismo, a Dafiti, um dos maiores e-commerces de moda, decidiu implementar em sua área comercial a ferramenta de business intelligence QlikView, para suportar o crescimento dos negócios.
A empresa teve um crescimento contínuo ao longo nos últimos anos e, hoje, possui mais de 1700 funcionários e filiais na Argentina, Chile, Colômbia e México, e um portfólio com mais de 100 mil produtos e mil marcas só no Brasil. Com esse crescimento, a loja virtual precisava análises de dados para tomada de decisões mais refinadas. Um dos desafios do e-commerce era otimizar o processo de geração de informações gerenciais.
A área de Business Intelligence, que atendia a todos os departamentos da empresa, precisava tornar seus processos mais dinâmicos para suportar o crescimento dos negócios. "Com o grande crescimento da empresa em tão pouco tempo, tornou-se necessário uma tecnologia que fosse flexível e que suportasse o volume de dados de uma empresa do nosso porte. Precisávamos de agilidade de startup.", comenta Victor Fujihara, gerente de Data Warehouse e BI da Dafiti.
Plataforma
O processo de implementação do QlikView foi implementado o trabalho a quatro mãos: a área de TI uniu-se a de negócios, e levando em consideração os aspectos técnicos e os estratégicos, conseguiu através da plataforma, padronizar indicadores e alavancar o poder de análise de informações que antes era feita de forma mais complexa.
"A plataforma nos permitiu cruzar informações vindas de fontes bastante heterogêneas de forma relativamente simples, e assim, em pouco tempo entregar informações com alto grau de detalhe para as áreas de negócios", comenta Fujihara. A elaboração do projeto a quatro mãos também eliminou informações inconsistentes, padronizou os indicadores da área Comercial, tornando mais fácil a conversa entre os gestores e executivos.
Além disso, o projeto foi além da adoção de uma nova plataforma de BI, pois o QlikView trouxe uma nova forma de trabalho dentro da empresa, totalmente aderente ao mercado de e-commerce, onde agilidade e flexibilidade são peças fundamentais. Por ser uma loja virtual, algumas estratégias e processos tinham que ser adaptados para funcionar de acordo com as especificidades de um negócio online. A plataforma auxiliou nesse processo, pois mostrou uma nova forma de análise, aproveitamento e geração de dados, com visões coerentes e indicadores adequados à Dafiti.
"Vale comentar que desde o início do projeto tínhamos um objetivo claro de onde queríamos chegar com a nova ferramenta de BI. Para isso, adotamos a expertise do QlkiView que nos mostrou novos caminhos e alternativas inovadoras para nos ajudar a alcançar esse objetivo. Hoje, temos dinamismo e agilidade, além de termos aprimorado nossa tomada de decisões com as visões proporcionadas pela plataforma", conclui Fujihara.
O QlikView, fornecido pela Nórdica Software, foi implementado na área comercial, porém a Dafiti pretende expandir para todos os departamentos da empresa.