Dafiti adota solução de BI para agilizar área comercial

0

Para atender à demanda de melhor desempenho, agilidade de processos e análise de dados com mais dinamismo, a Dafiti, um dos maiores e-commerces de moda, decidiu implementar em sua área comercial a ferramenta de business intelligence QlikView, para suportar o crescimento dos negócios.

A empresa teve um crescimento contínuo ao longo nos últimos anos e, hoje, possui mais de 1700 funcionários e filiais na Argentina, Chile, Colômbia e México, e um portfólio com mais de 100 mil produtos e mil marcas só no Brasil. Com esse crescimento, a loja virtual precisava análises de dados para tomada de decisões mais refinadas. Um dos desafios do e-commerce era otimizar o processo de geração de informações gerenciais.

A área de Business Intelligence, que atendia a todos os departamentos da empresa, precisava tornar seus processos mais dinâmicos para suportar o crescimento dos negócios. "Com o grande crescimento da empresa em tão pouco tempo, tornou-se necessário uma tecnologia que fosse flexível e que suportasse o volume de dados de uma empresa do nosso porte. Precisávamos de agilidade de startup.", comenta Victor Fujihara, gerente de Data Warehouse e BI da Dafiti.

Plataforma

O processo de implementação do QlikView foi implementado o trabalho a quatro mãos: a área de TI uniu-se a de negócios, e levando em consideração os aspectos técnicos e os estratégicos, conseguiu através da plataforma, padronizar indicadores e alavancar o poder de análise de informações que antes era feita de forma mais complexa.

"A plataforma nos permitiu cruzar informações vindas de fontes bastante heterogêneas de forma relativamente simples, e assim, em pouco tempo entregar informações com alto grau de detalhe para as áreas de negócios", comenta Fujihara. A elaboração do projeto a quatro mãos também eliminou informações inconsistentes, padronizou os indicadores da área Comercial, tornando mais fácil a conversa entre os gestores e executivos.

Além disso, o projeto foi além da adoção de uma nova plataforma de BI, pois o QlikView trouxe uma nova forma de trabalho dentro da empresa, totalmente aderente ao mercado de e-commerce, onde agilidade e flexibilidade são peças fundamentais. Por ser uma loja virtual, algumas estratégias e processos tinham que ser adaptados para funcionar de acordo com as especificidades de um negócio online. A plataforma auxiliou nesse processo, pois mostrou uma nova forma de análise, aproveitamento e geração de dados, com visões coerentes e indicadores adequados à Dafiti.

"Vale comentar que desde o início do projeto tínhamos um objetivo claro de onde queríamos chegar com a nova ferramenta de BI. Para isso, adotamos a expertise do QlkiView que nos mostrou novos caminhos e alternativas inovadoras para nos ajudar a alcançar esse objetivo. Hoje, temos dinamismo e agilidade, além de termos aprimorado nossa tomada de decisões com as visões proporcionadas pela plataforma", conclui Fujihara.

O QlikView, fornecido pela Nórdica Software, foi implementado na área comercial, porém a Dafiti pretende expandir para todos os departamentos da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.