Serpro recebe dois protótipos do ClassMate

0

O presidente da Intel, Oscar Clarke, fez a entrega nesta quarta-feira (14/2), ao diretor superintendente do Serpro, Donizeti Rosa, de dois laptops educacionais ClassMate. Os equipamentos agora serão encaminhados ao Centro de Especialização Unix-Linux da representação do Serpro em Recife, onde passarão por testes de desempenho e software.

Segundo Clarke, a característica do Classmate é ser um computador interativo que facilitará a vida do professor e do aluno. Ele adiantou que, no fim de março, 800 unidades serão entregues ao MEC, que fará o repasse para duas escolas estaduais de Piraí (RJ) e Palmas (TO). O presidente da Intel salientou que a empresa tem o comprometimento com os projetos educacionais do governo. ?Por isso, os aplicativos educacionais oferecem um sistema amigável, fácil de operacionalizar e preparado para operar em ambiente Linux", enfatizou Clarke, ao dizer que o foco dos equipamentos são os ambientes educacionais dos países emergentes. "O nosso modelo experimental tem início no Brasil e, em breve, será demonstrado na Nigéria."

A empresa Metasys, responsável pelo desenvolvimento do programa, fez a apresentação das facilidades da solução em sala de aula. O equipamento da Intel vai se juntar a outros dois laptops já em estudo no Serpro: o Mobilis, desenvolvido pela empresa indiana Encore, e o XO, idealizado pelo fundador e presidente da organização One Laptop per Child (OLPC), Nicholas Negroponte.

O Serpro, como empresa pública de tecnologia da informação e comunicações, integra o Programa UCA (Um Computador por Aluno), do governo federal, que estuda a aplicação pedagógica do computador no universo escolar brasileiro. Além do Serpro, o Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), o CenPRA (Centro de Pesquisas Renato Archer), o LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis da USP), a Secretaria de Educação a Distância do MEC, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) participam dos testes de avaliação dando suporte e consultoria ao governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.