Cadastro Positivo: 137 milhões de brasileiros podem ser favorecidos

0

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 13, o Projeto de Lei Complementar 54/19, que prevê a inclusão automática dos consumidores no Cadastro Positivo. De acordo com estudo da Serasa Experian, o sistema pode beneficiar cerca de 137 milhões de brasileiros, o que significa 88,5% da população adulta. Fazem parte deste total os 22,6 milhões de cidadãos (14,6% da população adulta) que atualmente estão fora do mercado de crédito e que seriam totalmente incluídos por já apresentarem um histórico favorável de adimplência.

O levantamento revela ainda uma redução de juros para 74% das pessoas acima de 18 anos que hoje possuem acesso ao crédito. "Este sistema de referência internacional é a melhor forma de saber o comportamento financeiro do consumidor e promover o crescimento sustentável do mercado de crédito", diz o presidente da Serasa Experian e Experian América Latina, José Luiz Rossi.

O estudo – feito a partir de simulações baseadas em modelos estatísticos de score (nota de pontuação de crédito) da Serasa Experian – também revela que a adoção deste processo deve gerar uma injeção da ordem de R$ 1,3 trilhão na economia do país. Esse maior potencial de consumo teria impacto de 19,6% na relação crédito x PIB (dos atuais 47,4% para 67,0%), movimentando diversos setores econômicos, principalmente na parte de habitação e o automobilístico (veja tabela abaixo):

O estudo também analisou a distribuição geográfica dos brasileiros impactados com o Cadastro Positivo. O Nordeste aparece na liderança, com 90,5% (36,9 milhões) da população adulta que seria beneficiada. Na sequência estão: o Sul (89,6%), o Sudeste (88,6%), o Norte (87,3%) e o Centro-Oeste (80,4%).

Por Estado, o Maranhão aparece em primeiro lugar, com 92,6% das pessoas acima de 18 anos favorecidas com o novo sistema. Em segundo e terceiro estão o Espírito Santo (91,2%) e a Bahia, (90,9%), respectivamente. Clique aqui e veja a tabela com todos os Estados.

Baseado em uma metodologia mais abrangente e inclusiva para concessão de crédito, o Cadastro Positivo considera a análise de todo o histórico de endividamento e de que modo a pessoa efetua o pagamento de dívidas contratadas com bancos e com empresas de comércio e de serviços (luz, água, telefone, gás). Também são avaliados compromissos financeiros a vencer.

O objetivo desse processo é valorizar aspectos positivos, como o hábito do consumidor de pagar em dia suas contas, e não se concentrar somente nas dívidas atrasadas. Essa visão inclui as pessoas no sistema financeiro e contribui para a prevenção e o combate ao superendividamento, ao sinalizar de modo claro se há espaço no orçamento para contrair mais dívidas.

Segundo a Serasa Experian, nos países nos quais os dados positivos passaram a constar nos modelos estatísticos, entre os principais diferenciais, se verificou a maior inclusão das pessoas no crédito.
Após aprovação do Senado, o texto seguirá para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.