Como se tornar uma empresa admirada

0

O mercado de TI tem crescido rapidamente nos últimos anos e é uma das áreas que mais empregam atualmente. De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) a contratação de profissionais do setor de TI deve aumentar 30% até 2016. Hoje, o mercado já emprega 1,3 milhão de pessoas.

Encontrar profissionais capacitados, muitas vezes, não é tarefa fácil. Apesar de um ingresso maior nas universidades em cursos como Ciência da Computação e Sistemas da Informação, alguns não possuem domínio da língua inglesa, que é uma das características mais importantes para quem pretende começar nesta área.

Além disso, bom relacionamento interpessoal é um diferencial que falta no mercado e quanto mais cursos de especialização na área de tecnologia os profissionais tiverem, maiores serão suas chances de ingressar e crescer dentro da companhia.

E o que as empresas podem fazer para oferecem ambientes, cada vez mais, motivadores e desejados de se trabalhar? Valorizar o trabalho dos colaboradores, oferecer treinamento, dar feedback e oportunidades de crescimento e promoções, estão entre os preceitos a serem seguidos por uma companhia que deseja ser sinônimo de empresa dos sonhos. Os benefícios diretos como assistências médica e odontológica, seguro de vida, participação nos lucros e descontos em empresas parceiras (academias, livrarias, restaurantes, escolas de idiomas, etc.), fazem com o que os profissionais almejem trabalhar em determinada companhia. Sem dúvida, quem recebe bons benefícios se sente estimulado a desempenhar um trabalho melhor.

Fazer parte de um grupo seleto de empresas, com excelentes práticas de trabalho e valorização dos colaboradores, é um privilégio de poucas companhias. Ter certificações e receber prêmios valoriza e agrega valor à empresa. Os bons resultados de uma equipe começam pelo bom processo de seleção feito pelas equipes de Recursos Humanos. Também é importante ter líderes estratégicos, inovadores, com capacidade de motivação e engajamento dos colaboradores, e que proporcionem o desenvolvimento destes profissionais.

Diante disso, chegamos à conclusão de que o sucesso das companhias depende do esforço de seus colaboradores em trazer inovações e da construção de um ecossistema de bem-estar e crescimento profissional e do negócio.

* Henry Manzano é CEO para a América Latina da Tata Consultancy Services (TCS), empresa de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.