Virtualização: TI verde além do discurso

0

Não é de hoje que se fala sobre a necessidade das companhias e da sociedade criarem formas mais harmoniosas de relacionamento entre o avanço da tecnologia e o meio ambiente. A chamada TI verde, no entanto, ganhou ainda mais força e projeção a partir do segundo semestre de 2008, justamente quando teve início a crise econômica mundial. Institutos como o Gartner e o IDC apontaram a TI verde como uma das principais tendências no mundo tecnológico para 2009, sinalizando que ela deve continuar em voga nos próximos anos.
O motivo disso é muito simples: a TI verde, além de indicar um posicionamento politicamente correto, significa economizar recursos, cortar custos, o que em tempos de crise pode ser uma questão de sobrevivência para as empresas. Se antes os CIOs não se preocupavam com a conta de energia elétrica, com o descarte desnecessário de equipamentos no meio ambiente, com o espaço físico ocupado pelas máquinas ou com quanto a empresa gasta com refrigeração de ambiente, por exemplo, agora, no novo cenário, precisam estar bastante atentos a todos esses custos, buscando continuamente maneiras de reduzi-los.
A virtualização, capaz de potencializar a utilização de processamento dos servidores de rede, é uma tecnologia que se encaixa perfeitamente nesse contexto, tanto na onda da TI verde quanto em seu objetivo maior: a economia de recursos. Uma empresa de 500 funcionários atinge facilmente a marca de 50 servidores, e cada um desses equipamentos consomem recursos de administração, manutenção, energia, ar-condicionado, entre outros. Num ambiente de virtualização, no entanto, o número de servidores de uma companhia do mesmo porte pode cair para um patamar de duas a quatro máquinas, uma vez que a tecnologia consolida e centraliza aplicações, tirando o máximo de aproveitamento dos recursos existentes nas máquinas físicas. Dessa forma, reduz-se a emissão de CO2 na atmosfera e economiza-se com aquisições futuras de hardware, refrigeração e energia elétrica. A forma de se fazer backup, algo sempre preocupante e muito custoso para TI, também é otimizada em um ambiente virtualizado.
Além do custo acessível e de todas essas vantagens citadas, há um ponto significativo que precisa ser considerado quando se fala em virtualização: confiabilidade. A tecnologia de virtualização para ambientes com máquinas x86 existe há cerca de dez anos e nesse tempo vem evoluindo continuamente, ganhando novas funcionalidades para aplicações maiores. Hoje já se nota no mercado que a aceitação aos servidores virtualizados vem crescendo inclusive para aplicações críticas, como as de ERP. O amadurecimento da tecnologia de virtualização dá garantia às empresas de que o nível de proteção é alto. Sem um ambiente de virtualização, a necessidade de se criar redundância para as aplicações críticas – buscando minimizar assim os riscos – é algo extremamente dispendioso, mostrando mais uma vez que a adoção da tecnologia impacta positivamente nos custos das empresas.
Esse panorama favorável à virtualização sinaliza que há um grande mercado a ser explorado entre as empresas brasileiras. As que ainda não adotaram a tecnologia tendem a aderir em um ritmo cada vez mais acelerado. Aquelas que já virtualizaram parte de suas aplicações caminham para ampliar a utilização da tecnologia inclusive para o que é considerado crítico, conforme dito anteriormente. Uma empresa com servidores 100% virtualizados é algo possível e concreto atualmente. Já se fala inclusive dos benefícios de se estender a virtualização aos desktops, ampliando a economia, reduzindo os custos com helpdesk e facilitando o processo de realização de backup dos computadores.
Nota-se, portanto, que a tecnologia de virtualização não é só um discurso pró ecologia. Os benefícios são concretos e comprováveis. As empresas que aderem à virtualização buscam muito mais do que simplesmente levantar uma bandeira a favor do meio ambiente. O que elas procuram são formas de racionalizar seus gastos, o que acaba refletindo em ganhos para o meio ambiente. A saúde financeira das empresas agradece e a natureza também.
Amauri Pereira de Barros é gerente de prática de infraestrutura da Kaizen.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.