Google é acusado de tentar 'roubar' funcionários do Facebook

0

A notícia não poderia vir num momento mais inoportuno. Menos de um mês depois de a juíza Lucy Koh, do Tribunal Distrital da Califórnia, ter questionado o acordo feito por Apple, Google, Intel e Adobe, que se dispuseram a pagar cerca de US$ 324 milhões para pôr fim a uma ação judicial coletiva na qual são acusadas de ter feito um acordo por debaixo dos panos para não contratação de funcionários uma da outra, o The Wall Street Journal publicou nesta segunda-feira, 14, que dois membros do Conselho de Administração do Google procuraram os fundadores da empresa, , para que "roubassem" funcionários do Facebook.

O diário americano teve acesso a e-mails os quais revelam que os executivos do Google começaram a ficar preocupados com Facebook por volta de 2007 e teria oferecido propostas tentadoras para roubar alguns dos principais talentos do rival.

Os últimos e-mails, enviados em 2010, mostram que os membros do Conselho do site de buscas, Paul Otellini, CEO da Intel, e John Doerr, do fundo de investimento de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers, defenderam que o Google precisava intensificar o recrutamento de empregados de empresas concorrentes.

Uma troca de e-mails entre Prasad Setty, vice-presidente do Google, e o chefe de segurança da companhia, Shannon Deegan, confirma a acusação:

"Paul/John perguntam quem pode chegar aos Facebookers. Eles sugerem que temos Larry/Sergey para chegar, em vez de pessoal de comando" — disse Setty.

"Eu não concordo que deveríamos perguntar a Larry e Sergey para chegar aos Facebookers. Isso rapidamente acaba vazando e acredito que não ficará muito bem" — respondeu Deegan.

Os autos não trazem nenhuma evidência de que Brin ou Page recrutraram pessoalmente funcionários do Facebook.

Mas três anos antes a área de engenharia do Google também teria sido alvo da mesma prática, com empresas concorrentes tendo feito ofertas a seus funcionários. Daí inclusive a suspeita de que tenham decidido firmar acordos para não contratação de funcionários entre si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.