Setor de comunicação de dados deve crescer mais de 20% na América Latina

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Com a saturação do segmento de usuários finais, as empresas de serviços de comunicação de dados estão reorganizando suas operações e criando novas estratégias para atingir clientes menores e novos nichos. Nesse contexto, a criação de planos de negócio inovadores são vitais para manter taxas saudáveis de crescimento de receitas, dada a maturidade e os elevados níveis de concorrência nos mercados de serviços de comunicação de dados da América Latina, segundo alerta um estudo da Frost & Sullivan, empresa de consultoria e pesquisa de mercado.

De acordo com levantamento feito pela consultoria, o mercado de serviços de comunicação de dados na região registrou receita da ordem de US$ 7,84 bilhões no ano passado, e a estimativa é que chegue a US$ 10,53 bilhões em 2013, o que, se confirmado, representará um crescimento de mais de 20%.

O estudo ressalta que as operadoras de serviços terão de estar em sua melhor forma e serem proativas e inovadoras no fornecimento de soluções, aplicativos, tecnologias e produtos, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs). "A avaliação por país mostrou que os principais mercados são o Brasil, o México e a Argentina, de acordo com seu produto interno bruto (PIB), e reforçou a importância do crescimento econômico para o desenvolvimento do mercado", diz a analista de pesquisas da Frost & Sullivan, Gina Sánchez. "Oportunidades valiosas também surgem da migração geral para IP, criação de soluções personalizadas para PMEs e de pacotes de serviços de dados com TI, produtos de telecomunicações e serviços gerenciados".

Segundo a Frost & Sullivan, para penetrar ainda mais nesse competitivo mercado de serviços, as operadoras de serviços estão criando novas estratégias para educar as pequenas e médias empresas sobre as vantagens de serviços de comunicação de dados através de soluções básicas de internet. E, embora a concorrência agressiva possa afetar a lucratividade das empresas, ela também pode compelir os participantes a pensar de forma inovadora para obterem vantagem competitiva. Muitas operadoras se adaptaram rapidamente à situação de mercado e melhoraram em muito a qualidade de seus serviços de atenção pós-venda.

"O número e qualidade dos serviços oferecidos tem aumentado desde a introdução de tecnologias tais como Metro Ethernet e Gigabit Ethernet, as quais são complementadas por redes IP baseadas no padrão MPLS (Multiprotocol Label Switching)", nota Sánchez. "Nesse cenário, as operadoras podem reduzir preços, encorajando assim maior absorção de serviços".

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