IPO do Facebook deve ficar para o fim do ano que vem, diz jornal

0

A tão aguardada abertura de capital do Facebook deve ficar para o fim do ano que vem, segundo fonte próxima à companhia disse ao Financial Times. A oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da rede social era esperada pelo mercado para ocorrer em abril de 2012. Segundo a mesma fonte, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, quer esperar pelo menos até setembro do próximo ano para realizar o IPO. A razão disso é que ele quer os empregados mais ligados ao desenvolvimento de produtos do que com possíveis ganhos com a venda de ações. Alguns funcionários e fundos de investimentos já negociam os papéis no mercado de balcão, ou seja, fora da bolsa.

Nos últimos tempos, o Facebook tem experimentado uma concorrência mais acirrada, principalmente devido ao acelerado crescimento do Google+, o que corrobora o argumento de Zuckerberg. As turbulências que a economia mundial vem enfrentando seria outro motivo apontado por ele para a prorrogação.

Mesmo se não venha abrir capital em abril do ano que vem, o Facebook terá de divulgar seu balanço financeiro naquele mês. Isso porque as diretrizes da na Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais norte-americano similar a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil, estipulam que quando uma empresa ultrapassa a marca de 500 acionistas, é obrigada a publicar seu relatório financeiro no primeiro trimestre do ano seguinte àquele em que atingiu a marca. E isso ocorreu neste ano, quando o Goldman Sachs se tornou investidor do Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.