Marítima Seguros cria portal para consolidar informações do TISS

0

Em 2007, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) instituiu um padrão para a troca de informações eletrônicas entre as operadoras de planos de saúde e os prestadores de serviços da área, dando o prazo até dezembro daquele ano para que todos os prestadores de serviços, incluindo os profissionais liberais, adotassem o sistema, batizado de TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar).

O TISS determina que as informações necessárias para o preenchimento das guias e demonstrativos sejam enviadas aos planos de saúde no formato XML, com intenção de simplificar os processos e reduzir custos com papel. Porém, segundo Eduardo Brunetti, gerente de TI da Marítima Seguros, empresa com 720 mil segurados, sendo 165 mil em saúde, e patrimônio líquido de R$ 90,6 milhões, o mercado como um todo não estava preparado para atender aos requisitos técnicos do TISS, inclusive a Marítima.

Somente em 2008, a empresa procurou a Intersystems para, juntas, desenvolver uma solução que ajudasse no trabalho de adequação aos requisitos do TISS. O gerente da Marítima conta que antes da solução a seguradora era muito dependente das empresas de conectividade, chamadas hubs – organizações responsáveis pelas operações eletrônicas entre os prestadores de serviços e os planos de saúde.

O portal desenvolvido pela Marítima entrou em operação em meados de 2008, por volta de junho ou julho, baseado no software Ensemble, da InterSystems, desenvolvido em Cobol e integrado ao sistema legado. Foram criados, então, três canais de recepção para o TISS: digitação por meio do portal, upload dos dados e uso de web services ou através das empresas de conectividade que ainda prestam esse serviço. "Essas são responsáveis por apenas 10% do volume de transações eletrônicas recebidas pela Marítima Seguros", de acordo com Brunetti.

O portal tornou as transações mais ágeis, principalmente por causa da redução na participação das empresas intermediárias. O gerente de TI da Marítima afirma ainda que o ambiente também oferece funcionalidades para o prestador de serviços, que pode acompanhar o processo de pagamento das contas médicas e identificar as razões pelas quais uma conta médica não foi paga.

Marcelo Bartiloti, superintendente de TI da seguradora, informa que ainda não foi atingida a marca de 100% de adoção eletrônica pelos prestadores de serviços. “Cerca de 83% dos 12 mil prestadores cadastrados já enviam os dados em formato eletrônico. Deste total, 3% digitam as informações no portal; 70% fazem o upload dos dados; outros 17% ainda estão no papel, e o restante utiliza as empresas hub”, detalha.

Investimento no projeto

O superintendente não informa quanto foi investido no projeto, mas diz que a primeira impressão da Marítima Seguros, em relação à adoção do TISS, apontava para o aumento de custos entre 10% e 20% com mão de obra, além do investimento para modernizar os sistemas legados. “Havia temor em relação aos custos, mas a tecnologia escolhida para o desenvolvimento do portal permitiu a manutenção do mesmo quadro de profissionais e o estreitamento da relação com os prestadores de serviços por meio do portal”, diz Bartiloti.

Entre os benefícios do portal, a seguradora destaca a redução da quantidade de transações digitadas internamente; a redução de custos, ativos ou investimentos: com o aumento de campos que o padrão estabeleceu – três vezes mais -, existia a possibilidade de ser preciso triplicar a equipe, o que não ocorreu, dado o menor número de guias encaminhadas pelo novo método. De acordo com o gerente de TI, a Marítima foi a primeira seguradora a receber as informações nos padrões estabelecidos pela ANS, inclusive orientando os prestadores em suas dificuldades técnicas; redução de custos, ativos ou investimentos; melhoria da integração com fornecedores, parceiros e prestadores de serviço, especialmente no que se refere ao fluxo e status das contas, para controle dos prestadores; aumento da eficiência operacional;aumento da qualidade, agilidade ou flexibilidade e redução de tempo nos ciclos operacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.