Especialista em software livre defende expansão de programas de inclusão digital

0

Um dos fundadores do movimento Open Source International, John "Maddog" Hall, sugeriu nesta quarta-feira (14/11) a ampliação dos programas de inclusão digital no país, ao alertar para a necessidade de desenvolvimento de equipamentos de baixo consumo energético e menos agressivos ao meio ambiente.

"A maioria das pessoas não precisa de computadores poderosos em casa ou mesmo no trabalho. Um computador portátil que permita editar textos, trocar e-mails, navegar na internet e outras aplicações mais comuns pode consumir muito menos energia dos que os hardware empregados atualmente", afirmou Maddog, em palestra no último dia da 4ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2007), realizada em Foz do Iguaçu.

A conferência reuniu em dois dias cerca de 1,8 mil pessoas interessadas em trocar experiências sobre software livre, do Brasil e de mais sete países ? Paraguai, Argentina, Cuba, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Elas participaram de 16 minicursos e oficinas e assistiram a 60 palestras.

Maddog, que desde 1995 preside a Linux International, afirmou que a perspectiva de aquisição de 1 bilhão de novos computadores no mundo, nos próximos cinco anos, vai sobrecarregar a infra-estrutura de fornecimento de energia e exigirá um acréscimo de 25 usinas do porte da hidrelétrica de Itaipu ao sistema elétrico mundial. Itaipu é, atualmente, a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada. A usina fornece 20% da energia consumida no Brasil e abastece 94% do consumo no Paraguai.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.