Guru do movimento do software livre dará palestra na segunda, em Brasília

0

Um dos criadores do movimento do software livre, o físico Richard Stallman, dará palestra na próxima segunda-feira (19/11) no Centro Universitário Unieuro, em Brasília. Ativista político desde a década de 1990, ele luta contra a patente de idéias em softwares e a expansão da lei de copyright.

Atualmente, existem mais de 30 licenças que sistematizam o uso de softwares livres. A mais usada é a General Public License (GLP), ou licença pública de uso geral, criada por Stallman. A GPL oferece quatro direitos ao usuário: copiar, distribuir, modificar e estudar os códigos. Mas a licença também impõe uma restrição: uma vez modificado o programa, a mudança não pode ser apropriada por nenhum dos usuários, ela é de uso comum entre aqueles que partilharam o programa.

Stallman observa que a possibilidade de alterar o código dos softwares impulsiona a criação de comunidades de programadores e usuários que discutem e melhoram o funcionamento de programas, já que as falhas são discutidas em fóruns, que analisam o código até que o problema seja resolvido.

A palestra, que tem como título ?Copyright x A comunidade na era das redes de computador?, acontecerá no campus da Unieuro, Brasília. A entrada é gratuita e terá emissão de certificado. Ela está prevista para começar às 18h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.