Lucro da Portugal Telecom cresce mais de 92% no 3º trimestre

0

A Portugal Telecom obteve lucro líquido de 241 milhões de euros (o equivalente a US$ 352,9 milhões) no terceiro trimestre, um crescimento de 92,2% na comparação com os 125,4 milhões de euros registrados em igual período do ano passado. O consolidado nos primeiros nove meses do ano foi de 670 milhões de euros, 27,2% a mais que o obtido no mesmo período de 2006. O resultado superou as estimativas dos analistas de mercado, que previam uma alta no lucro de 11,1%, ficando em 586 milhões de euros.

O desempenho acima das projeções dos analistas é decorrente de um ganho financeiro de 80,2 milhões de euros, atribuído, em parte, à venda de 22% de sua holding africana. Excluindo esse ganho, o lucro líquido da Portugal Telecom teria um aumento modesto de 3,4%, de 167,1 milhões de euros para 172,9 milhões de euros.

A receita do operadora cresceu 6,5% na comparação trimestral anual, de 1,48 bilhão para 1,57 bilhão de euros. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) foi de 1,72 bilhão de euros nos nove primeiros meses do ano, cifra 11,8% superior à apurada um ano antes.

A evolução do resultado é atribuída pela empresa também ao bom desempenho operacional, especialmente da Vivo e da operadora de celulares portuguesa TMN. A receita da Vivo registrou alta de 16,3% no trimestre, para 645,9 milhões de euros, em decorrência do crescimento do número de clientes e da receita média por assinante (ARPU). Já as receitas operacionais da TMN subiram 1,3%, para 401,9 milhões de euros, mpulsionadas pelo aumento da base de clientes, especialmente nos serviços pós-pagos e de acesso à internet em banda larga.

Os analistas comemoraram os resultados divulgados nesta quarta-feira (14/11). O banco de investimentos Dresdner Kleinwort em uma nota de análise destaca a evolução melhor que o esperado da TMN e ?o forte conjunto de dados? da Vivo. Para o banco, ?é estimulante ver o progresso [da Portugal Telecom] no controle de custos?. Já o Millennium afirma que os resultados puxados pelos negócios em Portugal e no Brasil devem abrir maior margem de suporte para a evolução do preço das ações da companhia.

O banco de investimentos americano JP Morgan, por sua vez, diz que ?a Portugal Telecom parece operacionalmente sã?, apesar de esperar um aumento da concorrência no quarto trimestre do ano. O Bear Stearns classificou como ?bons? os resultados divulgados, enquanto o Lisbon Brokers afirma que a PT ?continua forte?.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.