Software de monitoração de redes já está disponível na internet

0

A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) disponibilizou para download, no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br), o programa Cocar, um sistema de administração de redes de computadores que permite monitorar o tráfego entre as máquinas de forma centralizada.

O software foi lançado no último dia da 4ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2007), realizada esta semana em Foz do Iguaçu. Esse é o segundo software com código aberto que a Dataprev disponibiliza na internet.

?Um programa que desenvolvemos a partir da necessidade de saber o que acontece nos circuitos de rede. Se uma agência está sobrecarregada ou super dimensionada, podemos redistribuir equipamentos para otimizar os serviços de informática?, explicou Márcio Ishikawa, analista de sistemas da Dataprev.

O Cocar identificará também problemas, como o rompimento de um cabo de fibra ótica ou mal funcionamento em sistemas interligados. Ele é capaz de fazer um diagnóstico preciso do parque computacional e fornecer informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras.

Segundo Ishikawa, o programa já está sendo empregado para monitorar os computadores instalados nas 1,3 mil agências da Previdência Social em todo o país. O analista acredita que o programa deverá interessar também a outras empresas do governo federal que têm muitos pontos de atendimento, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. ?O sistema é bastante flexível e pode ser configurado para acompanhar o tráfego das agências de um estado, de uma cidade ou mesmo de uma única agência. Por essa flexibilidade, ele pode vir a interessar também ao setor privado.?

Segundo o gerente de Inovações Tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe, a ferramenta informa se há sobrecarga na rede, o que permite evitar problemas e garantir a sua performance. Ele disse ainda que o Cocar pode informar detalhes como o nome do órgão, estado e número de protocolo de IP da máquina que está causando a sobrecarga.

Para o coordenador geral de Software Livre da Dataprev, Márcio Sena, essa iniciativa vai contribuir para acelerar o processo de implantação, evolução, suporte e serviços de produtos com código livre ?Será uma honra para Dataprev disponibilizar mais uma solução estável e com grande escala de aplicabilidade para o setor público e para empresas que necessitam gerenciar suas redes?, afirmou o coordenador.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.