Nokia redefine software de mapas e mira iOS e Android

0

A Nokia apresentou a nova plataforma de mapas. Rebatizado como Here, o sistema de localização é baseado na nuvem e tem como proposta o acesso em múltiplos dispositivos e sistemas operacionais. A fabricante exibiu um aplicativo de mapas gratuito para o sistema operacional iOS, do iPhone, da Apple. Ele é baseado em linguagem HTML 5 e inclui opções de navegação guiada por voz e informações de transporte público. Os produtos da Apple são os primeiros de uma série de investidas para adoção de sua plataforma de geolocalização.

A previsão é que o Here para Android esteja disponível no mercado no primeiro semestre do ano que vem, por meio de um kit de APIs (interfaces de programação) para desenvolvedores. Além disso, uma extensão para o navegador Firefox, da Mozilla, também está prevista para 2013.

Às voltas com uma séria crise financeira, que culminou com prejuízo de 943 milhões de euros no último trimestre, e vendas fracas do Windows Phone, o que chamou atenção no anúncio da fabricante foi o direcionamento para a área de software.

Vale lembrar que a tecnologia da finlandesa está, licenciada para empresas como Amazon, fabricante do Kindle, e a Oracle. Hoje, os atuais clientes do serviço são o Yahoo e o buscador Bing, da Microsoft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.