Sesi e Senai paulistas aderem ao ITIL e criam central de serviços

0

A adoção da plataforma ITIL pelo SESI-SP e SENAI-SP, em julho deste ano, já começa a gerar benefícios à instituição. Finalizado oprimeiro ciclo de implantação, o sistema permitiu a integração de 15 mil colaboradores espalhados nas 150 unidades da instituição em São Paulo.
Implementado pela Digisystem IT Solutions, o projeto criou o "Catálogo de Serviços", um portal na intranet das instituições, no qual os usuários podem requerer qualquer tipo de serviços de TI, desde resolver simples problemas com antivírus ou periféricos, até a troca de computadores inoperantes, entre outros.
O processo atuou nos níveis de gestão de incidentes, problemas, mudanças e um CMDB (Base de Conhecimento), registro detalhado de todas as informações de atendimento e as configurações utilizadas. "Ganhamos credibilidade junto aos nossos colaboradores. Antes a TI era vista como ineficiente, hoje somos provedores de soluções e temos 95% de aprovação de nossos serviços pelos usuários. Agora temos tempo, inclusive, para desenvolver projetos estratégicos para as instituições", diz Érulos Ferrari Filho, diretor de TI das instituições.
A estimativa do SESI-SP e SENAI-SP, segundo o diretor, é de obter também uma redução com os custos de TI nos próximos cinco anos. A implantação permitiu à empresa adotar um modelo de serviço de alta qualidade na Central de Serviços do SESI-SP e SENAI-SP, composta por help-desk, suporte de 1º e 2º nível, atendimentos in loco e monitoramento do data center das instituições. Qualquer colaborador da entidade pode solicitar um serviço sabendo em quanto tempo será atendido.
O "Catálogo de Serviços"atende a 8 mil solicitações mensalmente.
A empresa já tem programado um ciclo de melhoria para o primeiro semestre do ano que vem. Ele deverá incluir novos processos para minimizar o número de chamados, bem como diminuir o tempo de atendimento, além de estabelecer critérios para aumentar a adesão dos usuários que poderão inserir processos colaborativos na melhoria contínua do sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.