A Adobe Systems, fabricante de software de editoração eletrônica e design gráfico, encerrou o ano fiscal de 2012, concluído em 30 de novembro, com receita de US$ 4,4 bilhões, um crescimento de 4% em relação aos US$ 4,2 bilhões registrados no exercício fiscal anterior — a companhia ressalta que a cifra representa um recorde. O lucro líquido, por sua vez, permaneceu estável, em US$ 832 milhões.
Na quebra da receita por unidade de negócio, a divisão de assinaturas de software registrou a expansão mais acelerada. A receita, de US$ 673 milhões, foi 46% superior aos US$ 458 milhões contabilizados no ano fiscal de 2011. A unidade de produtos teve queda de 2% nas vendas, terminando o ano fiscal com US$ 3,34 bilhões. Já a área de serviços e suporte contabilizou receita de US$ 387 milhões, aumento de 13%.
“Batemos nossas metas de assinatura da suíte Creative Cloud”, destacou o CEO da Adobe, Shantanu Naraven, durante a apresentação dos resultados. Ele referia aos recentes lançamentos da empresa, que substituíram o modelo de venda de licenças de software on premise por pacotes de assinaturas de programas baseados na nuvem — o que explica a forte alta na receita registrada pela unidade de assinaturas. Ele adiantou que a empresa dará ênfase a esse modelo de negócio no ano fiscal de 2013.
Quando analisado o quarto trimestre do ano fiscal de 2012, o destaque ficou para o lucro de US$ 222 milhões, crescimento de 27% ante os US$ 173,71 milhões obtidos no ano exercício fiscal anterior. A receita no período ficou estável, em US$ 1,15 bilhão.
A Adobe não divulgou metas para o próximo trimestre fiscal.