Transição de hardware para software impulsiona receita de fabricantes, diz Gemalto

0

Ao pesquisar tomadores de decisão de 300 empresas de fabricação de dispositivos em cinco grandes mercados globais, a Gemalto revela que o setor de fabricação de dispositivos está adotando o software, em detrimento do hardware, como modelo de negócio principal. A mudança destaca como o software tem se tornado crucial para os fabricantes de dispositivos, especificamente ao melhorar o desempenho e o crescimento da receita das empresas. E, conforme os usuários finais começam a exigir mais opções e controle dos seus dispositivos e dados, setores inteiros estão sendo forçados a alterar seus modelos e estratégias de negócios para atender seus clientes.

De acordo com o relatório "Como o Software está Alimentando o Renascimento do Hardware" da Gemalto, a maioria (84%) das organizações do setor está mudando o modo como opera. Na verdade, quase quatro em cada 10 (37%) já realizaram uma mudança total para um modelo de negócios centrado no software, um que coloque o software na essência de como a empresa oferece valor e gera receita. A pesquisa também concluiu que 94% dos entrevistados aumentaram seu investimento no desenvolvimento de software nos últimos cinco anos. A Alemanha lidera. Todas (100%) as organizações alemãs questionadas impulsionaram seus serviços baseados em software durante esse período, com a França em segundo lugar (98%) e os EUA (93%) em terceiro.

Vantagens substanciais

Empresas de tecnologia de hardware já estão se colhendo benefícios substanciais – das que mudaram seus modelos, o crescimento médio na receita foi de 11%. Elas esperam um maior crescimento nos próximos cinco anos, com a receita a partir do software projetada para crescer de 15% a 18%.

Além do crescimento da receita, empresas que mudaram para uma venda baseada em software presenciaram outros benefícios. Mais de oito em 10 impulsionaram a diversidade de hardware com recursos de software (86%), implementaram melhorias remotas de recursos (84%) e melhoraram a experiência do cliente (84%). As empresas também relataram que possuem uma estratégia de flexibilidade que lhes permite adaptar-se à mudança do mercado (79%), controlar melhor a proteção contra cópia (76%) e ser mais competitivas no mercado (73%).

Essas mudanças também estão causando um impacto positivo para funcionários. A maioria das empresas realizou um novo treinamento com seus funcionários (64%) e contratou novos (58%), com três em cinco (61%) também revelando que tiveram que ou pretendiam redistribuir funcionários entre diferentes funções.

Oportunidades em IoT

Com as empresas começando a ver o potencial da IoT, os modelos de negócios baseados em software estão gerando vantagens comerciais. Cerca de nove em cada 10 entrevistados (88%) acreditam que a IoT está impulsionando o crescimento do setor e que a própria IoT é uma chance de mudar o modelo de negócios da sua empresa (85%). Habilitar melhorias automatizadas (61%), suporte remoto (57%), coletar análises de uso (54%) e reunir mais informações de clientes e de maior qualidade (53%) são os principais benefícios que as empresas percebem com a habilitação de IoT.

Desafios dos modelos de venda baseados em software

Embora possa trazer vantagens substanciais e novas oportunidades, mudar de um modelo de vendas baseado em hardware para um baseado em software não acontece sem desafios. Quando se trata de viabilidade, quase todas as organizações (96%) que mudaram ou que estão mudando passaram por dificuldades em fazer o trabalho de transição.

Analisando os desafios enfrentados de maneira mais detalhada, um em cada dois (56%) entrevistados informou que precisou contratar uma equipe com diferentes habilidades. Cerca de um em cada três disse que as soluções evoluíram organicamente sem uma estratégia central (36%) e que a administração de novas metodologias de vendas e operacionais com processos herdados desatualizados (34%) ofereceram desafios na transição.

Take over

A empresa também divulgou nesta quinta-feira,14, que recusou a oferta de 4,3 bilhões de euros feita pela Atos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.