Empresas formam consórcio para promover conceito de SOA

0

Um grupo é formado por provedores de serviços, fabricantes de tecnologia e usuários finais anunciou a criação do Consórcio de SOA, uma entidade internacional cooperativa que tem como principal objetivo ajudar na divulgação do conceito de arquitetura orientada a serviços para o mercado até 2010.

O grupo tem entre as empresas fundadoras a BEA Systems, Cisco, IBM e SAP AG, além de grandes empresas que já adotaram estratégias de SOA, tais como Avis Budget Car Rental, Bank of América e HP, e que poderão servir como modelo para novas companhias.

Uma das principais premissas do Consórcio de SOA é que a adoção do conceito de arquitetura orientada a serviços é um fator-chave para as empresas no século 21. Entre as missões e estratégias da entidade estão a mudança da mentalidade dos executivos de tecnologia da informação e de negócios, que percebem SOA como um fator de integração e não apenas que ajuda na agilidade dos negócios. Além disso, o consórcio acredita que a utilização de SOA em ambientes corporativos ajudará a estimular a adoção desse serviço por grandes companhias e indústrias.

Uma série de reuniões entre os CIOs e executivos de TI das empresas participantes do consórcio estão sendo planejadas para este mês e o próximo, nos Estados Unidos. Nessas reuniões serão apresentadas a visão, missão e os objetivos do consórcio, além de uma sessão interativa para validar esses conceitos com os participantes.

Os resultados dessas discussões serão incorporados a um relatório detalhado, que irá direcionar as ações do Consórcio de SOA. Após as reuniões, será organizada uma pesquisa pela internet, além de uma sessão de perguntas e respostas online para comunicar o veredicto ao público geral.

2o Fórum SOA

A Converge Eventos e a TI Inside realizam o 2o Fórum SOA – Tecnologia e Soluções no próximo dia 21 de março, em São Paulo. Mais informações no site www.convergeeventos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.