Reunião de acionistas da PT pode pôr fim à venda da empresa

0

A novela em que se transformou a oferta pública de aquisição (OPA) lançada há um ano pela empresa de telecomunicações portuguesa Sonaecom sobre sua rival Portugal Telecom pode chegar o fim no próximo dia 2, quando os acionistas da PT se reúnem em assembléia geral.

A PT esclareceu nesta quinta-feira (15/2) que a votação da desblindagem dos estatutos da empresa, na próxima assembléia geral, será feita exclusivamente para a oferta de aquisição da Sonaecom. Se não houver a desblindagem, a Sonaecom terá de comprar 90% da PT para ter o controle da empresa. Do contrário, basta adquirir 50% mais uma ação. A Sonaecom já sinalizou que a desblindagem dos estatutos é fundamental para o sucesso da oferta.

Em comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) portuguesa, a PT afirma que "na assembléia geral (…) os acionistas votarão a alteração dos estatutos da PT exclusivamente para os efeitos da oferta lançada pela Sonaecom". A operadora lembra que a alteração dos estatutos é uma condição de sucesso da oferta e aponta que a assembléia geral só é válida se estiver representado um terço do capital e que o fim da limitação dos votos tem de ser aprovada por dois terços do capital representado.

"Convém ainda esclarecer, de modo a evitar dúvidas, que, no caso de os acionistas da PT aprovarem a alteração de estatutos, mas a Sonaecom não alcançar um nível de aceitação da oferta superior a 50% do capital social, esta cessará e a deliberação da assembléia geral se tornará consequentemente ineficaz, mantendo-se inalterada a versão original dos estatutos e permanecendo a limitação de 10% dos direitos de voto", acrescenta o documento.

Por fim, a PT sustenta que "o último dia que a Sonaecom poderá proceder à revisão da contrapartida da oferta será o dia 27 de fevereiro", salvo alteração imprevisível e substancial das circunstâncias, como referem as regras da CMVM.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.