Tecnologia GSM ganha 100 milhões de usuários em 2006

0

O ano de 2006 marcou a chegada de serviços móveis de banda larga por meio de UMTS/HSDPA (high-speed downlink packet access) na América do Norte, América Latina e Caribe, e foi um ano significativo para a família de tecnologias GSM no mundo inteiro. Não diferente, 2007 já começa com novos marcos da tecnologia que fortalecem o mercado. Na América Latina, o número de lançamentos deve crescer, já que 27 operadoras estão comprometidas em implementar serviços 3G para seus clientes.

Os dados são da 3G Americas, organização criada para promovera implementação da tecnologia GSM e suas evoluções GPRS, EDGE, UMTS e HSDPA. Atualmente, segundo a entidade, já há mais de 2,2 bilhões de clientes GSM/UMTS em 217 países.

Durante o ano passado, algumas das principais operadoras CDMA anunciaram uma mudança total na sua estratégia 3G ? como a Telstra, na Austrália, a Vivo no Brasil, entre várias outras ?, desativando totalmente suas redes CDMA ou adotando a família de tecnologias GSM em paralelo com CDMA. No Ocidente, praticamente 100 milhões de novos clientes foram adicionados às bases de assinantes GSM em 2006. Dados de janeiro da Informa Telecoms & Media apontam 100 milhões de assinantes nos EUA e Canadá.

De acordo com a 3G Americas, a América Latina e o Caribe mantiveram um forte crescimento no mercado sem fio, com mais de 300 milhões de clientes estimados no fim de 2006, comparados aos 239 milhões em 2005. ?No fim de 2006, os usuários GSM totalizavam 206 milhões, representando praticamente 70% do mercado para todas as tecnologias digitais sem fio na América Latina e no Caribe hoje?, afirma Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina e o Caribe.

Os serviços 3G UMTS/HSDPA chegaram ao mercado regional em 2006, lançados pela Cingular em Porto Rico, em novembro, e pela Entel, no Chile, em dezembro. O número de testes e lançamentos de UMTS/HSDPA, segundo Rojas, deve crescer neste ano, desenvolvidos pelas 27 operadoras da região que já se comprometeram a atualizar suas redes GSM e EDGE e implementar serviços 3G para seus clientes. ?O custo menor de terminais 3G também incentiva o mercado?, concluiu.

Mais da metade das 300 operadoras que anunciaram compromissos de implementar UMTS já estão em serviço comercial em 67 países. Das 151 redes UMTS, 95 já oferecem HSDPA, o próximo passo na migração GSM para 3G e além, de acordo com pesquisas da 3G Americas. Neste ano, 55 operadoras devem lançar HSDPA e, segundo a entidade, praticamente todas as operadoras UMTS vão lançar HSPA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.