Juízes alertam para riscos de prevalência do negociado sobre o legislado no teletrabalho

0

Juizes ouvidos nesta quarta-feira,15, em audiência pública na Comissão Especial da Reforma Trabalhista (PL 6787/16) avaliaram  que as regras para o teletrabalho não podem ser definidas só por acordo coletivo. Hugo Cavalcanti Melo Filho, do Tribunal Regional do Trabalho – 6ª Região, afirmou que a negociação deve partir dos princípios mínimos da lei para que haja vantagens para o trabalhador ao adotar o teletrabalho.

Ele citou o exemplo de Portugal, onde esse sistema é direito do trabalhador e não pode ser negado pelo patrão."A lei portuguesa determina ainda que a empresa deve prover os meios para desempenho das funções em casa e realizar reuniões frequentes para não promover atomização", informou. Ele sugeriu, inclusive, que o relator se inspire nessa lei ao abordar o assunto.

Cavalcanti apontou riscos caso haja a prevalência do negociado sobre o legislado. "Uma regra basilar do direito do trabalho é que a norma mais favorável ao trabalhador seja aplicada. Quem fará negociação para obter situação pior que a lei já lhe garante?", indagou ele, que alertou para o perigo de haver coação nas negociações.

Luiz Antonio Colussi, diretor de Assuntos Legislativos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), avaliou que as inovações tecnológicas, como o uso de smartphones, torna o teletrabalho ainda mais viável. "O home office deu lugar ao teletrabalho, não só em casa, mas em qualquer lugar", afirmou ele, que também apontou o crescimento da produtividade como vantagem dessa modalidade, mas alertou para alguns riscos.

"Não se pode prever a negociação de aspectos que prejudiquem a saúde dos trabalhadores. No teletrabalho, esse é um aspecto vulnerável. Não é possível que ele faça parte da prevalência do negociado pelo legislado. Precisamos encontrar mecanismos melhores de regulamentação", defendeu. Entre os direitos que devem ser preservados, segundo o juiz, estão a jornada de oito horas e a pausa para descanso.

Lei x Abusos

Presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (Sobratt), Wolnei Tadeu Ferreira informou que 70% das empresas privadas no Brasil já adotam teletrabalho, que é regulamentado pela Lei 12.551/11 e atualizado por súmula do TST. "Há projetos sendo analisados no Congresso sobre o assunto, mas a legislação ainda é frágil e não oferece segurança jurídica nas relações trabalhistas", ponderou.

Os abusos de horas extras, segundo Ferreira, não são causados pelo teletrabalho. "Abuso de jornada já existia antes, o teletrabalho é só uma modalidade", disse. Ele apresentou ainda pesquisa da CNI realizada no ano passado mostrando que 81% dos brasileiros desejam ter mais flexibilidade de local de trabalho e 73%, mais flexibilidade de horário.

Ferreira disse também que o teletrabalho é especialmente vantajoso para mulheres com filhos pequenos e deficientes físicos com dificuldades de deslocamento. "É o trabalho intelectual realizado à distância por meio das tecnologias da informação e comunicação. É muito mais amplo que home office, o profissional hoje realiza seu trabalho no aeroporto, lan house, espaco coworking", completou.

Modernização

Para Álvaro Melo, fundador e ex-presidente da Sobratt, a reforma trabalhista, pode contribuir para modernizar a legislação sobre teletrabalho. Ele citou o exemplo do Uber. "Maior empresa de transporte público sem ter um único carro, é uma realidade nova da nossa sociedade", afirmou.

Um dos desafios da adoção do teletrabalho, segundo Melo, é o isolamento do profissional..Ele enumerou ainda as condições que impulsionam o teletrabalho: problema crescente de mobilidade urbana, custos do espaço físico, busca pela qualidade de vida, impactos ambientais e uso de novas tecnologias. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.