Google propõe mudanças nas buscas para encerrar investigações da União Europeia

0

O Google está perto de fechar um acordo com a União Europeia para encerrar as investigações por práticas anticompetitivas. A companhia se comprometeu, com vínculo jurídico, a realizar pequenas mudanças em sua ferramenta de buscas, a fim acabar com as reclamações dos concorrentes sobre seus métodos de negócio, de acordo com relato de pessoas ligadas ao assunto ao The Wall Street Journal. O caso refere-se as acusações de que a empresa favorece propositalmente seus serviços — como YouTube para vídeos e Blogger para blogs, entre outros — nos resultados de buscas.

Na semana passada, o gigante das buscas apresentou à Comissão Europeia uma proposta final de concessões que serão testadas no mercado, o que daria aos seus rivais a chance de opinar sobre o impacto real das modificações. Contudo, não houve nenhuma divulgação pública sobre os detalhes da proposta. Ainda assim, o jornal americano obteve a informação de que, na proposta, o Google continuaria a exibir os resultados no buscador conforme sua avaliação de relevância, mas os links entre eles, que direcionariam o usuário a utilizar os serviços especializados da própria companhia, seriam apresentados em local separado da pesquisa. A companhia reforça que deixará os usuários claramente conscientes de que está promovendo links para seus próprios sites, usando rotulagem especial.

Outra sugestão feita pelo Google é de, além de separar e rotular os links de seus próprios serviços, exibir ao menos três links para um site rival nos resultados de buscas, contanto que tenha informação relevante referente à busca do usuário. Essa condição não se aplicaria a pesquisas especializadas no Google Shopping ou no Google Flight, diretamente relacionados a compras online, pois participantes que quiserem aparecer nessas ferramentas devem pagar para serem listadas. Além disso, ainda há a proposta da criação de uma ferramenta específica para sites de serviços não relacionados ao Google.

O Google também permitirá que os anunciantes utilizem sua plataforma AdWords para posicionar anúncios próximos aos resultados de buscas e que movam suas campanhas para uma plataforma rival. A proposta prevê uma mudança no AdSense,  programa que permite que sites não relacionados ao Google posicionem anúncios do AdWords em suas páginas e dividam a receita com o Google quando internautas clicam neles. A proposta é que o Google mude os contratos que exigem uma assinatura para entrar na rede de parceiros no AdSense, dando-lhes uma chance maior de posicionar anúncios de outras fontes em suas páginas.

As fontes indicam que a negociação da proposta seria legalmente vinculativa por um período de cinco anos, e uma pessoa terceirizada seria responsável por assegurar o cumprimento das regras pelo Google. O conjunto de medidas foi apresentado como parte de um processo conhecido como Artigo 9, que consiste em um regulamento da União Europeia sobre como a comissão resolve casos de antitruste sem aplicação de multas.

Segundo a pessoa familiarizada com o assunto, as alterações propostas pela companhia, se adotadas, serão diferentes para usuários da Europa em relação ao restante do mundo. No acordo feito com a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês), foi definido que o Google não mudaria a disposição de seus resultados de buscas, podendo favorecer seus próprios produtos nos resultados em detrimento dos rivais.

Apesar de ainda não ter sido divulgado o resultado das investigações, as sugestões são um grande passo nas negociações com a União Europeia, que vem exigindo mudanças no método do gigante das buscas desde 2010. Porém, a dor de cabeça da companhia pode não ter acabado, já que na semana passada o FairSearch.org, grupo de lobby internacional formado por 17 empresas de buscas e tecnologia, como Microsoft, Oracle, TripAdvisor, Nokia, entre outras, entrou com uma queixa junto à Comissão Europeia alegando que o Google adota conduta enganosa para barrar a concorrência de dispositivos móveis através de seu sistema operacional Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.