MCT e CNPq apresentam plataforma Lattes no Japão

0

Representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) iniciaram nesta segunda-feira (15/5) no Japão missão técnica em ciência e tecnologia para apresentar a Plataforma Lattes e identificar temas para projetos nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia e biomassa, além de trocar informações sobre os sistemas de informação das agências brasileira e japonesa.

A comitiva brasileira terá uma série de reuniões com representantes japoneses da Japan Science Tecnologi Agency (JSTA) até quinta-feira (18/5), nas cidades de Tóquio, Tsukuba e Wakou. O grupo é formado pelo o coordenador geral de Micro e Nanotecnologias do MCT, Alfredo de Souza Mendes, o coordenador de Desenvolvimento de Tecnologias Setoriais do MCT, Eduardo Soriano, o coordenador geral de Informática do CNPq, Geraldo Sorte, além de pesquisadores e representantes da Embrapa.

O principal objetivo do CNPq na missão será apresentar o sistema de informação e banco de dados científico da agência, e abrir um canal para troca de informações entre as bases de dados dos dois países, além de iniciar uma aproximação para futuras parcerias na área de ciência e tecnologia. O foco da apresentação de Geraldo Sorte será a Plataforma Lattes e a Rede SCienTI. Em contrapartida, a agência Japonesa de Ciência e Tecnologia apresentará a sua base de dados, denominada READ.

A Plataforma Lattes passou por uma fase de tradução para o inglês e hoje todo seu conteúdo estático já pode ser acessado no idioma. Apenas alguns textos dos currículos dos pesquisadores e dos projetos ainda não foram traduzidos, que deverão ser transcritos pelos próprios pesquisadores. Esse foi o primeiro passo para facilitar o acesso à base de dados brasileira por interessados de outros países. Hoje, a plataforma possui mais de 700 mil currículos cadastrados, 22 mil grupos de pesquisa e 5 mil instituições brasileiras registrados em seu banco.

A Rede SCienTI, que também será apresentada durante a missão, nasceu com o projeto de internacionalização da plataforma. Ela é uma rede pública das fontes da informação e do conhecimento que visa contribuir à gerência de atividades científicas, tecnológicas e da inovação.

A missão do MCT e CNPq faz parte do processo de aproximação e troca de experiências que o governo federal vem realizando com o governo japonês. Após a visita ao Japão será feita uma avaliação das possibilidades de ações, acordos e parcerias que possam existir entre os dois países na área da ciência e tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.