Sustentabilidade e eficiência em TI

0

Vinte anos depois da Rio 92, quando foram tomadas decisões importantes que resultaram, por exemplo, na Agenda 21 (medidas de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica) e nas Convenções sobre o Clima e Diversidade Biológica, a Rio+20 se propõe a discutir formas de tornar mais eficientes as iniciativas socioambientais e consolidar o que chamam de economia verde – com metas a serem cumpridas entre 2015 e 2030.
Cada vez mais a população mundial se dá conta da importância da erradicação da pobreza e da preservação dos recursos naturais do planeta. De modo geral, as pessoas já sabem que podem adotar ações sustentáveis, como abastecer o carro com combustíveis limpos, como o etanol, aderir à carona solidária ou à bicicleta como meio de transporte, abolir o uso do automóvel para realizar tarefas que podem ser feitas pela internet – como compras de supermercado e transações bancárias –, não jogar lixo na rua, aproveitar ao máximo a luz natural nos ambientes, reduzir o consumo de água, desligar equipamentos quando não estão sendo usados, imprimir somente o que for imprescindível, preferir papéis reciclados, evitar descartáveis plásticos, diminuir o consumo de carne vermelha, separar e reciclar o lixo e muito mais.
Na esfera corporativa, entretanto, é preciso um esforço maior para estabelecer medidas sustentáveis com base em um trabalho de informação junto aos dirigentes e colaboradores. Na área de TI, por exemplo, ainda há muito que ser feito. Se há poucos anos um gestor de TI decidia seus investimentos com base exclusivamente no desempenho tecnológico e nos custos dos equipamentos e mão de obra, hoje há que se levar em conta o uso racional de energia, suprimentos, espaço e destinação final de equipamentos obsoletos antes de tomar uma decisão. É o que o mercado classifica como ‘TI Verde’. Sustentabilidade, definitivamente, é um tema que participa cada vez mais das decisões nas empresas ecorresponsáveis. E não adianta “parecer verde”. É necessário que a empresa efetivamente assuma um comportamento socioambiental responsável, pois o mercado está muito atento.
Outro ponto relevante diz respeito à “pegada de carbono”. Primeiramente, é preciso entender corretamente do que se trata. De acordo com o Instituto Carbono Brasil, pegada de carbono é a média do impacto das atividades humanas sobre as emissões de gases do efeito estufa. Ou seja, durante todo o ciclo de vida de um produto, por exemplo, várias etapas liberam esses gases, como extração e transporte de matéria-prima, energia utilizada na fabricação, perdas no processo, transporte do produto final, estocagem e descarte. Para reduzir a pegada de carbono, então, é necessário diminuir o consumo de energia e utilizar fontes renováveis, reduzir o consumo de matérias-primas, eliminar perdas e desperdícios nos processos e endereçar resíduos e produtos obsoletos à reciclagem.
Vale ressaltar que a pegada de carbono impacta tanto na obtenção de créditos de carbono – que podem ser negociados no mercado internacional –, como no índice de sustentabilidade empresarial (ISE), que busca estimular a responsabilidade ética nas corporações através de uma análise comparativa com base na eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa de empresas listadas na BM&FBOVESPA.
Nesse cenário, é importante que as empresas e as áreas de TI cumpram dois papéis fundamentais: primeiramente, o de adotar ações de responsabilidade socioambiental em todos os seus quadros; depois, o de participar ativamente do desenvolvimento, adoção e aplicabilidade das ferramentas de TI necessárias à medição e análise desses índices (pegada de carbono e ISE), tendo em conta que são processos extremamente volumosos e complexos.


Jeferson Mantovani é gerente de negócios da Unione – unidade Campinas (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.