TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Dataprev fecha contratação de circuitos de acesso à internet da Telebras por R$ 2,1 milhões

Postado em: 15/07/2016, às 19:20 por Redação

A Dataprev assinou nesta sexta-feira, 15, em Brasília, a contratação da Telebras para fornecimento de circuitos de acesso à internet, que vão atender aos seus data centers. O contrato, no valor de R$ 2,1 milhões, é o primeiro firmado entre as empresas, que investem para uma sinergia crescente entre suas atividades.

"É um primeiro passo na direção da convergência de competências, uma diretriz que fortalece a capacidade e o papel das duas empresas no atendimento às demandas das políticas públicas e do cidadão", afirmou o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção.

"Inauguramos hoje uma grande parceria", disse o presidente da Telebras, Jorge Bittar. "No futuro, esperamos utilizar os serviços de tecnologia da informação da Dataprev e, por meio dessa aliança, prestar serviços de qualidade e amplitude cada vez maiores para a população brasileira."

Para o diretor de tecnologia e operações da Dataprev, Daniel Darlen, o contrato representa uma evolução na prestação dos serviços de TIC da empresa. "Em nossa trajetória, precisamos contar com os melhores parceiros no uso de tecnologia", ressaltou. "A intenção é ampliar o uso dos serviços da Telebras como parte da nossa estratégia de crescimento. Com a evolução dessa parceria, poderemos ter uma estrutura cada vez mais sólida de tecnologia da informação e telecomunicações no governo."

Os circuitos contratados da Telebras aumentam o nível de segurança para a disponibilidade dos sistemas que rodam nos data centers, explicou o superintendente de operações da Dataprev, Helton Moreira. Segundo ele, o acesso à internet traz integrada uma solução contra os ataques de negação de serviço, conhecidos como DDoS. "Isso significa que a operadora detecta tentativas de ataques massivos, destinados a causar sobrecarga no acesso, e as bloqueia, protegendo o tráfego das informações."

Atualmente, a Dataprev conta com dois links de comunicação para internet em cada um dos três datas centers, nos quais a prevenção a ataques DDoS é feita por firewalls instalados pela própria empresa. Um desses circuitos, em cada data center, será substituído pelo da Telebras, com bandas de 500 Megabits por segundo — no Data Center Distrito Federal (DCDF) e no Data Center Rio de Janeiro (DCRJ) —, e com 300 Mbps no Data Center São Paulo (DCSP).

O contrato com a Telebras tem prazo de 12 meses, renovável por mais um ano. Além de maior colaboração entre as duas empresas, a parceria levou em conta o Decreto 8.135/13, segundo o qual serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação de órgãos ligados à administração pública federal direta, autárquica e fundacional devem ser prestados por meio de redes e serviços fornecidos por entidades da própria administração pública. "Somos uma empresa de telecomunicações que tem se preparado para prestar serviços e atender aos requisitos do Decreto 8.135/13, que estabelece a necessidade de redes seguras de governo", destacou Bittar.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial