Softbank e Motorola firmam acordo para testar rede WiMAX 2,5 GHz no Japão

0

A Motorola anunciou nesta segunda-feira (14/8) que firmou um acordo com o grupo Softbank para a implementação de uma rede de teste WiMAX IEEE 802.16e-2005 em Tóquio, no Japão. A empresa fornecerá um sistema fim a fim, com a instalação dos pontos de acesso, uma rede de comunicação e protótipos de aparelhos móveis WiMAX.

Com isso, o Softbank poderá avaliar a eficácia do padrão sem fio como tecnologia de banda larga e seu potencial como parte integrante do seu portfólio de serviços de telecomunicações. O grupo Softbank pretende oferecer seamless mobility, ou mobilidade total, aos clientes no Japão, com o uso da comunicação móvel e serviços de banda larga, ambos via linha fixa. Em abril, A empresa adquiriu a Vodafone K.K., terceira maior operadora de serviços móveis daquele país, e hoje possui mais de 26 milhões de assinantes de linhas fixas e móveis.

Com início previsto para setembro, o teste vai durar cinco meses, com foco no desempenho do WiMAX no espectro de 2,5 GHz em relação ao volume de dados transferidos e ao alcance, além da velocidade dos handovers (transferência de conexão) entre os pontos de acesso.

A Motorola vai implementar cinco pontos de acesso WiMAX e terá 25 protótipos de aparelhos móveis. O teste também tem a função de demonstrar a capacidade MIMO (multientrada, multissaída) das soluções da empresa, que incluem suporte a sistemas de telecomunicações com múltiplas antenas.

"O grupo Softbank se prepara para prover serviços de banda larga sem fio em larga escala para a evolução de uma sociedade com verdadeira mobilidade. Estamos confiantes de que a cooperação da Motorola, empresa com condições de fornecer soluções otimizadas de WiMAX, nos permitirá melhorar ainda mais as tecnologias de comunicação e representará um grande passo em direção à comercialização desse tipo de serviço", disse Junichi Miyakawa, vice-presidente executivo da Vodafone K.K.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.