Gestão de talentos pode resultar em diferencial competitivo, diz estudo

0

Um estudo conduzido pela IBM e o Human Capital Institute (HCI), realizado com o objetivo de identificar o retorno sobre o investimento com a adoção de uma política de gestão integrada de talentos, mostra que enquanto 84% das organizações acham que isso é importante para que alcancem seus resultados, apenas 42% dos gestores disseram dedicar tempo suficiente para a gestão de pessoas.

Segundo o estudo, as organizações que aplicam práticas de gestão de talentos apresentam bom desempenho financeiro. Além disso, o levantamento constatou que setores como de eletrônica, tecnologia e empresas de serviços de profissionais são mais propensas a aplicar práticas de gestão de talentos, enquanto o setor público é o mais atrasado na sua utilização.

Apesar de as organizações reconhecerem o valor da gestão de talentos, 40% consideram que é difícil aplicar as estratégias de RH, 49% citam as limitações para a promoção da colaboração entre os funcionários, 64% declaram problemas para o direcionamento efetivo das pessoas e 38%, o desenvolvimento dos empregados de forma eficaz.

O estudo também constatou que mil entre 10 mil empregados são o que a IBM classificada de "adolescentes corporativos" e não parecem ser capazes de administrar informalmente para ter o necessário enfoque gerencial ou de capital humano e de infra-estrutura.

"No longo prazo, o ROI com a gestão de talentos supera largamente os custos e as complexidades associadas com os investimentos iniciais", afirma Allan Schweyer, diretor-executivo do HCI. "Esta pesquisa demonstra que, num cenário cada vez mais globalizado, um enfoque estratégico e de gestão integrada de talentos pode, de fato, ajudar a preparar a empresa para superar seus concorrentes, não importando o seu tamanho ou o setor de atividade."

Para o levantamento, encomendado à Talent Management, foram ouvidas 1,9 mil pessoas de mais de mil organizações dos setores público e privado de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.