Relator avalia que PL 29 será votado em setembro

0

O projeto de lei 29/2007 que trata da convergência tecnológica poderá ser votado nos próximos 30 dias, antes mesmo das eleições municipais. A expectativa é do relator da proposta, deputado Jorge Bittar (PT-RJ). Ele informou ao plenário da comissão na quarta-feira,13, que apresentou recentemente seu relatório ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um grupo de ministros, e que as negociações para a aprovação do texto estão avançando.

A última versão do substitutivo de Bittar, apresentada no dia 4 de julho, à proposta do deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), teve 145 emendas oferecidas. Uma delas diz respeito à terminologia utilizada no substitutivo, que optou por acatar sugestões apresentadas em diversas das emendas oferecidas a comissão. Nesse sentido, foi suprimida a expressão "social eletrônica" do termo empregado para qualificar o conjunto de atividades, que, passou, então, a ser denominado "comunicação audiovisual de acesso condicionado".

No que diz respeito às restrições de capital para empresas de radiodifusão e de produção de conteúdo nacional, optou-se por alterar o texto apresentado originalmente em alguns pontos. Inicialmente, propôs-se que as restrições aplicáveis às operadoras de telecomunicações sejam extensíveis a todas as prestadoras de interesse coletivo, e não apenas àquelas que se interconectem à rede pública de telefonia. O objetivo da proposta é estabelecer maior isonomia entre as operadoras de serviços de telecomunicações.

Além disso, ficou determinado que o limite de participação de empresas de telecomunicações de interesse coletivo em concessionárias de televisão e produtoras e programadoras se restrinja a 30%. Além disso, foi recomendado que os limites propostos sejam extensíveis aos capitais totais, e não somente aos votantes, conforme constava no texto original. Dessa forma, com os limites impostos, tanto o segmento de telecomunicações quanto o de radiodifusão não poderão controlar toda a cadeia produtiva do serviço de comunicação audiovisual de acesso condicionado.

Por último, ficou estabelecido que, para ser considerada brasileira, a produtora deverá possuir o mínimo de 70% do seu capital em poder de brasileiros. Porém, a comissão estabeleceu algumas ressalvas em relação aos limites de participação cruzada entre empresas de telecomunicações e de radiodifusão. Nesse sentido, o novo substitutivo admite a participação majoritária de empresas de radiodifusão em operadoras de telecomunicações, desde que estas se destinem exclusivamente à prestação de serviços correlatos à radiodifusão.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.