Hospital Infantil Albert Sabin implanta solução de certificação digital

0

Agilidade é um aspecto primordial para um hospital, e os investimentos em TIC nos últimos anos têm ajudado muito na forma como as instituições de saúde tratam essa característica. Há soluções de prontuários eletrônicos, que facilitam a troca de informações sobre pacientes entre os médicos; a virtualização, que além de fornecer velocidade para conseguir informação, gera economia com papéis; e soluções de segurança, automação da gestão hospitalar, entre outras.
Mas o Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), do Ceará, focou em um ponto específico da administração para ganhar competitividade e assegurar qualidade e segurança em seus processos licitatórios, e implementou a solução de certificação digital, da Certisign, visando reduzir em até 30 dias o andamento das licitações.
De acordo com a Procuradoria Geral do Estado, a instituição médica é a primeira, no âmbito estadual, a utilizar esse sistema com formato 100% digital.
O hospital tem uma média mensal de 800 internações, 15.500 consultas, 30 mil exames laboratoriais e 350 cirurgias. O corpo clínico é composto por quase 300 médicos, e cerca de 1.300 funcionários, entre servidores do estado e terceirizados. A Certificação Digital atesta a identidade de uma pessoa ou empresa na internet. Trata-se de uma tecnologia reconhecida por lei que atribui um nível maior de segurança nas transações eletrônicas, permitindo a autenticação, a garantia jurídica e a confiabilidade dos documentos e dados enviados e recebidos eletronicamente.
O HIAS incluiu as licitações em seu processo de compra em 2010, quando foi utilizada a certificação digital pela primeira vez, para a compra de equipamentos para o setor de nutrição, tais como máquina de gelo, processador hidrocinético de água, picador de alimentos e autoclave (utilizada para esterilização de materiais).
A previsão, assim que o processo estiver amadurecido é que o tempo de compra, que antes era de dois a três meses, seja reduzido em 30 dias ou mais.
De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Alcy Pinheiro, o tempo médio com processos licitatórios 100% digitais pode ser reduzido de 30% a 50%, dependendo de cada caso. "Tudo fica mais rápido porque este tipo de processo não precisa da utilização de papel, é tudo digital", explica.
Walter Frota, diretor geral do HIAS, comemora o pioneirismo da instituição e diz que o projeto inaugura a integração do HIAS com a PGE. "Nós antecipamos esse processo quando iniciamos a certificação digital em todos os setores que participam de licitações. É uma conquista em todos os sentidos, porque se aceleramos um processo de compra de equipamentos, estamos acelerando também a qualidade do atendimento, já que estes equipamentos chegarão mais rápido ao Hospital", comenta.
Para tornar este processo uma realidade, cerca de 30 funcionários do HIAS foram treinados na PGE desde o começo deste ano. "Eles primeiro conheceram como funciona o sistema e agora estão tornando isso realidade. Os documentos são escaneados e em nenhuma fase desse processo se utiliza papel, tudo é digital e mais rápido", destaca o diretor.
Sobre as mudanças no parque de TI do hospital, ele informa que foi feito um investimento para adquirir os novos scanners para o processo de digitalização dos documentos. O hospital vem recebendo investimentos, tanto na área de TI, quanto na parte física, desde 2009, montante que soma R$ 8,581 milhões, provenientes de recursos estaduais e federais, para a total reformulação da instituição.
Entre os projetos para esse ano estão incluídos investimentos para a virtualização de todos os documentos do hospital. E, segundo a administração da instituição, ainda levará tempo para que 100% dos os arquivos passem a ser acessados digitalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.