Sabesp aprimora gestão no desenho de aplicativos

0

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), empresa de economia mista onde o Governo do estado de São Paulo é o acionista majoritário, está dando um salto de qualidade no desenvolvimento de aplicativos de plataforma Java ao reorganizar os processos de gestão na área e implantar a ferramenta avançada IBM Rational Team Concert.
Com esta iniciativa, que contou com os serviços e a consultoria da Escala Informática, empresa de tecnologia de suporte a negócios, a Sabesp passou a exercer maior controle sobre todas as etapas da fabricação de software, obtendo ganhos de produtividade, segurança e escalabilidade.
Inicialmente, a nova solução monitora toda a manutenção do Sistema de Pareceres de Tecnologia da Informação, utilizado como piloto para o processo. Em breve, ela deverá beneficiar também a geração de código para outros sistemas e de outras plataformas. Como explica Ricardo Carvalheiro, gestor de TI da Sabesp, a necessidade de reforçar a gestão surgiu a partir de 2007, ano em que a companhia construiu seu portal em cima da plataforma IBM WebSphere portal, empregando algumas soluções da IBM Rational como as ferramentas para desenvolvimento RequisitePro, Clear Case, RSA e RAD.
A produção de sistemas de plataforma Java para melhor acompanhamento e gerenciamento requer a utilização de processo de Gerência de Configuração mais efetivo e prático. Esses desenvolvimentos "careciam de um controle formal, baseado em processos e instrumental específico, para entrega e compilação de executáveis, o que criava riscos na geração de versões e códigos-fonte", observa Carvalheiro.
Com o projeto do Portal, havia sido implementado um sistema de monitoração de versões de código, o IBM Rational ClearCase, que, embora fosse eficiente nesta tarefa, apresentava limitações de funcionalidades.
A fim de ampliar o gerenciamento e mitigar os riscos, a Sabesp optou por migrar para uma solução mais completa, a Team Concert, a qual, além de acompanhar as versões, permitia também controlar as alterações e manutenções efetuadas, identificando o fato gerador e o profissional responsável pela mudança. "O item segurança, importantíssimo para a continuidade do negócio, muitas vezes é subestimado, representando alto risco para a TI", justifica o executivo.
O gestor afirma que o projeto está trazendo para a Sabesp ganhos em relação aos controles de código e à entrega dos programas pelas fábricas contratadas. "Hoje podemos supervisionar, em detalhes, todas as fases ligadas ao desenvolvimento, identificando retrabalhos, erros e desvios, detectando oportunidades de melhoria no código", aponta o executivo. Outro aspecto favorável, acrescenta ele, é a escalabilidade alcançada, pois a abrangência da solução pode aumentar de acordo com a necessidade do negócio, englobando todo o desenvolvimento Java da empresa.
Em vista dos resultados positivos obtidos até agora, a Sabesp já está planejando portar os demais sistemas legados de plataforma Java para a gestão do Team Concert, abarcando depois os que foram projetados em outras linguagens, tais como Visual Studio e ASP. "Tão logo estes legados sejam migrados, iniciaremos a disseminação do processo de Gerência de Configuração para a plataforma DotNet", conclui Carvalheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.