Projeto São Paulo Digital mais perto da concretização

0

O projeto São Paulo digital, elaborado pelo ITS-Instituto de Tecnologia de Software de São Paulo, que defende a criação de um pólo tecnológico multimídia na região central da capital paulista, está mais próximo de se concretizar. Pelo menos essa é a avaliação do instituto com a entrega, no início deste mês, da versão atualizada do projeto à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

O projeto deve ganhar mais força ainda, na visão do diretor do ITS, José Vidal Bellinetti ? também coordenador e um dos seus idealizadores ? com o encaminhamento pela Prefeitura de São Paulo à Câmara Municipal, no dia 14 de setembro, de projeto de lei que define incentivos fiscais e de investimentos para o programa de recuperação da região central da cidade, conhecida como Cracolândia.

Pela proposta do ITS, as áreas contempladas seriam principalmente a região da Santa Efigênia, no eixo de ligação entre a Sala São Paulo e a Estação da Luz, ancorado nas intervenções culturais já realizadas e que compreende Sala São Paulo, Estação Pinacoteca, Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (no antigo Hotel Piratininga), Estação da Luz e Pinacoteca do Estado.

Entre os objetivos do projeto, segundo Bellinetti, destacam-se a criação de um espaço urbano com grande potencial para atração de novos investimentos, reunindo empreendimentos de natureza pública e privada dentro de uma região com regime fiscal diferenciado; a promoção do desenvolvimento do segmento de tecnologia da informação, através da geração de um pólo de desenvolvimento na região Central da cidade; e a estruturação do setor de desenvolvimento de software de São Paulo no formato de Arranjo Produtivo de Tecnologia da Informação e Comunicação, integrando-o à política nacional de APLs, com resgate do interesse das empresas pela região, em especial as de tecnologia.

Elaborado com base em uma primeira versão feita em 2001, pelo próprio ITS, o projeto conta com o apoio de seus fundadores e de uma rede de parceiros, tais como Câmara de TI&C-SP, Abes, Seprosp, Sucesu, SCTDE?SP, Sub-Prefeitura da Sé, Emurb e Viva o Centro, e se insere na luta pela revitalização do Centro de São Paulo.

A proposta de criação de uma área diferenciada, explica Bellinetti, é torná-la referência da competência de São Paulo como capital digital. ?Ela não pretende esgotar em si todos os recursos da ampla rede digital e do conhecimento já instada na malha urbana da cidade e mesmo do Estado, mas deve trabalhar em cooperação com todas as demais propostas de criação de ambientes urbanos de inovação em São Paulo.?

Bellinetti adianta que o São Paulo Centro Digital espera firmar parcerias com os governos do município e do estado e com a iniciativa privada para oferecer estímulos às empresas de tecnologia que se instalarem na região delimitada como um distrito urbano de regime diferenciado, que inclua a região vizinha à Estação da Luz, Sala São Paulo e Santa Efigênia. ?Os incentivos devem propiciar redução significativa do Imposto sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)?, finaliza Bellinetti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.