Operadoras investem em fabricação própria de smartphones

0

A fabricação de smartphones com as marca de operadoras, estratégia que chegou a ser relativamente comum no passado, está voltando à moda. Algumas teles de grande porte ao redor do mundo estão optando por encomendar modelos com configurações específicas para serem vendidos com seus nomes. O objetivo, em geral, não é fazer dinheiro com a venda dos aparelhos, mas atender a uma necessidade própria de construção de base de terminais para fomentar algum serviço ou tecnologia estratégicos para a operadora. Exemplos da China Mobile, da Orange e da EE foram apresentados durante o 3G/LTE Summit, em Hong Kong, nesta terça-feira, 15.

A China Mobile lançou em junho deste ano o A1, seu primeiro smartphone com VoLTE (Voice over LTE, ou seja, serviço de voz sobre a rede 4G). O produto custa US$ 150 e seu desenvolvimento faz parte da estratégia da operadora de fomentar o uso de VoLTE, que incluirá o lançamento de outros serviços de valor adicionado, como vídeo-chamadas. No ano que vem, a China Mobile deseja ter em seu portfólio de aparelhos uma vasta variedade de modelos com VoLTE, sejam com a sua marca ou de terceiros, para todas as faixas de preço, desde telefones de entrada até flagships. A empresa espera que já em 2016 venderá mais aparelhos com VoLTE do que sem VoLTE. A produção de smartphones próprios também será usada para fomentar a convergência de redes 4G dos padrões TD-LTE e FDD-LTE: o primeiro é usado pela China Mobile e o segundo é o predominante no Ocidente.

Na França, dez anos atrás, 90% dos celulares eram vendidos através de canais das operadoras, a maioria com subsídios. De lá para cá, o cenário mudou e hoje metade das vendas acontecem no chamado mercado aberto, ou "open market": são celulares desbloqueados vendidos por redes varejistas e sem subsídio. Agora, a tendência está se invertendo, conforme as operadoras investem em modelos com suas marcas. Nas vendas da Orange, por exemplo, os recém-lançados celulares de marca própria já estão em terceiro lugar em market share, com 12% de participação, atrás apenas de Samsung e Apple. "Não vendemos apenas mais um smartphone. Vendemos um aparelho que foi configurado e testado para funcionar bem na nossa rede. E junto com ele comercializamos garantia estendida, serviços financeiros móveis etc. As pessoas estão voltando a confiar nas marcas das operadoras. Acreditamos que a tendência é as teles dominarem em torno de dois terços das vendas de smartphones na França, enquanto o mercado open ficará com um terço", explicou Yves Maître, vice-presidente executivo de parcerias e objetos conectados da Orange. Os aparelhos da tele francesa vêm com NFC e podem ser usados em seu serviço de carteira móvel por aproximação.

A inglesa Everything Everywhere (EE) também tem investido em aparelhos próprios. No seu caso o objetivo é levar o 4G para os segmentos com menor poder aquisitivo. Hoje, da sua base de 27 milhões de assinantes, 12 milhões acessam a rede 4G. A expectativa é chegar a 15 milhões ao fim do ano

Análise

O retorno das operadoras ao mercado de handsets só é possível graças à existência de um amplo e competitivo mercado de fabricantes de aparelhos sob encomenda. Também foi decisiva a atuação de desenvolvedores de chipsets, como a Qualcomm, que oferecem opções de design de referência de terminais para qualquer empresa produzir o seu smartphone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.