Lula promete investimentos em ciência e tecnologia

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu, durante a entrega da Ordem Nacional do Mérito Científico, que irá investir recursos em pesquisas para que o país se torne mais competitivo. "Ou nós investimos o que temos e, às vezes, o que não temos, ou o Brasil perderá, no século XXI, todas as chances que perdeu no século XX. Não quero passar para a história como o presidente que não contribuiu para o país avançar", disse na cerimônia realizada na quarta-feira (10/10) no Palácio do Planalto.

Segundo Lula, em seu governo os recursos aplicados em ciência e tecnologia não serão vistos como gastos. Nas próximas semanas, o governo deve fechar o plano para ciência e tecnologia, de 2007 a 2010, com investimentos estimados em R$ 40 bilhões.

O presidente ainda assinalou que seu governo já aplicou R$ 1,307 bilhão em bolsas de estudo, volume 50% superior quando comparado ao início de seu mandato.

Criada em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico é dividida nas classes grã-cruz e comendador e é entregue a personalidades brasileiras, estrangeiras e instituições científicas que tenham prestado relevantes serviços à ciência e à tecnologia. Noventa e cinco pesquisadores foram agraciados com a insígnia nos anos de 2005 e 2006. O presidente da República é o grão-mestre e o ministro da Ciência e Tecnologia, o chanceler da cerimônia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.