Mercado mundial de PCs retoma crescimento

0

Os sinais de recuperação do mercado mundial de PCs estão ficando mais consistentes. O número de unidades vendidas no terceiro trimestre superaram o total registrado no mesmo período do ano passado, que já havia apresentado bom desempenho. O resultado traz boas perspectivas para os fabricantes, tanto para estes últimos três meses do ano quanto em relação a 2010.
Segundo dados da IDC, entre julho e setembro foram vendidas 78,1 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 2,3% na comparação com o mesmo período de 2008, quando foram comercializados 76,35 milhões de PCs.
Já o Gartner aponta que no terceiro trimestre os embarques de PCs somaram 80,64 milhões de unidades, um aumento de 0,5% frente aos 80,47 milhões apurados entre julho e setembro de 2008. Para estes três últimos meses do ano, a consultoria estima que as vendas de PCs aumentarão 5,6% na comparação com igual período do ano passado.
O destaque no trimestre ficou por conta da Acer, que superou a Dell em volume de vendas e assumiu o segundo lugar no ranking. Isso confirma as previsões feitas nesta quarta-feira, 14, pelo presidente da fabricante taiwanesa de PCs, que esperava que a empresa ultrapassasse a Dell na disputa pelo mercado em breve.
Dentre os cinco principais competidores do mercado, a Dell foi a única fabricante a registrar queda nas vendas no período. Completando o ranking, a HP se manteve na liderança, enquanto que a Lenovo ocupa a quarta posição, seguida pela Toshiba, no quinto lugar.
Tanto IDC quanto Gartner frisam que foi muito significativo o desempenho do mercado de PCs no terceiro trimestre, principalmente porque apresentou crescimento frente a um período de forte desempenho, que foi o terceiro trimestre de 2008.
Com essa retomada, somada ao lançamento do Windows 7, que ocorre no dia 22 próximo, as consultorias avaliam que a indústria de PCs deve recuperar o crescimento em 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.