Governo Eletrônico lança modelo de acessibilidade

0

O modelo de acessibilidade de Governo Eletrônico foi lançado na quarta-feira (14/12), em Brasília, durante o Seminário Ibero-Americano ?Construindo uma referência brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico?. O documento contém as recomendações de acessibilidade para a construção e adaptação de conteúdos do governo brasileiro na internet.

A primeira versão do documento esteve em consulta pública no início do ano e recebeu cerca de 40 contribuições. A versão 2.0, consolidada na semana passada, incorpora uma lista de referência de sites brasileiros e de outros países que tratam do tema acessibilidade. Também traz exemplos mais detalhados de como tornar os sites acessíveis a pessoas com necessidades especiais. A nova versão já está disponível no endereço www.governoeletronico.gov.br, em ?Consultas Públicas?.

A acessibilidade diz respeito a oferta de conteúdos gráficos e sonoros alternativos, claros, compreensíveis e capazes de garantir o controle da navegação pelo usuário, entre outras características. Além disso, deve assegurar que as tecnologias utilizadas funcionem, de maneira acessível, independente de programas, versões e futuras mudanças. O lançamento ocorreu ocorreu na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O modelo de acessibilidade foi construído pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

O modelo instrumentaliza o decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004, que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sites da administração pública na rede mundial para o uso de pessoas com necessidades especiais, garantindo-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis. O prazo de readequação previsto pelo decreto é de 12 meses a contar da data de sua publicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.