Brasil precisa aperfeiçoar marco regulatório para fomentar inovação, diz ministro

0

Em audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), nesta quinta-feira, 15, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, destacou como grandes desafios do país a redução da defasagem científica e tecnológica, a ampliação das bases para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento de tecnologia de baixo carbono e a promoção da inovação, capacitação de recursos humanos e pesquisa. Segundo Mercadante, o Brasil – terceiro mercado mundial de computadores e quinto de celulares – precisa aperfeiçoar seu marco regulatório para fomento à inovação.

O balanço feito pelo ministro sobre o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI) no período 2007/2010 marcou o encerramento das atividades da CCT em 2011. De acordo com o ministro, as conquistas dependeriam ainda de um novo padrão de financiamento do desenvolvimento científico e tecnológico.

Se a intenção do governo é projetar a área de ciência e tecnologia como eixo estruturante do desenvolvimento econômico brasileiro, não só programas viáveis, mas recursos se mostrariam fundamentais. Sobre esse aspecto, Mercadante disse que o corte orçamentário sofrido pela pasta foi compensado pelo fortalecimento da atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que liberou R$ 1,86 bilhão em 2011, um aumento de 52,7% em relação a 2010.

Ciência sem fronteiras

No cenário de investimentos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para os anos de 2011 a 2014, o programa Ciência sem Fronteiras ocupa posição de destaque. A projeção de gastos para o período é de R$ 3,4 bilhões, dinheiro que deverá viabilizar a concessão de 100 mil bolsas, das quais 75 mil financiadas pelo governo e 25 mil pela iniciativa privada.

Ciências básicas, engenharias e áreas tecnológicas são o foco da iniciativa, que deverá aperfeiçoar a formação de estudantes brasileiros a partir da graduação – com bolsas de um ano de duração – e tentar atrair jovens cientistas com grande talento e pesquisadores visitantes estrangeiros ao Brasil com bolsas de três anos. A consulta aos editais já está disponível no site www.cienciasemfronteiras.gov.br, informou Mercadante, que também pediu o apoio do Congresso para lançar 2013 como o Ano da Ciência e Tecnologia no país. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.