Parque tecnológico do Ceará deve ser concluído neste ano

0

A conclusão dos estudos de viabilidade para a construção ainda neste ano do parque tecnológico no município de Eusébio está entre os destaques de 2005 para o setor de tecnologia da informação do Ceará, na avaliação de Jorge Cysne, presidente do Seitac (Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicações e Automação do Ceará). A entidade, que completa dez anos de fundação, tem na instalação do pólo de desenvolvimento de software no estado o seu maior projeto para 2006.

Orçado em cerca de R$ 20 milhões, o Titan Park, como foi batizado o projeto do Seitac e da Assespro-CE (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet), terá recursos da Finep, a financiadora de estudos e projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo é dotar o Ceará de um pólo para atrair cerca de 50 empresas do segmento de tecnologia da informação local, nacional e até internacional.

Mesmo sendo encabeçado por 20 empresas de TI do Estado, afiliadas ao sistema Assespro-Seitac e que compõem o Instituto Titan, o projeto do Titan Park não se restringe a um número limitado de empresas. ?Não é um grupo fechado. O que a gente quer é criar uma área de sinergia entre as empresas. Um espaço também para universidades e entidades como a Fiec e a Fecomércio?, diz Cysne. O parque destinará espaço também para empresas incubadas de TI, telecomunicações, eletrônica e automação.

A previsão é de que neste pólo tecnológico gere logo de início mais de 3 mil empregos diretos. Segundo o presidente do Seitac, há planos de ainda neste primeiro semestre implantar no local uma unidade da Ilha Digital, projeto de inclusão digital do governo daquele estado. Cysne destaca também a atuação das empresas no campo da pesquisa e desenvolvimento. O resultado da aproximação entre empresários e acadêmicos, ao longo de 2005, foi constatado na aprovação de dez projetos de empresas integrantes do sistema Assespro-Seitac, que obteve recursos do Programa de Apoio às Empresas Competitivas (Pappe), do governo do estado, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Finep.

Do total aprovado para o programa, R$ 5,6 milhões, 40,7% foram investidos no setor de TI e comunicação. Do repasse total destinado ao setor de informática, 69,17% foram destinados às empresas do Instituto Titan/sistema Assespro-Seitac. As empresas afiliadas ao sistema e ao Titan participaram de um total de 18 projetos, sendo sete deles aprovados.

A revogação da lei estadual que taxava as empresas produtoras de software com cobrança de ICMS em 17% também é apontada pelo presidente do Seitac como um dos fatos positivos para o setor no balanço do ano passado.

Com informações do Diário do Ceará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.