Cloud computing e SaaS para e-commerce

0

Os varejistas virtuais se deparam a cada dia com novos desafios, e o desenvolvimento da estratégia de negócio os forçam a expandir e inserir seu site de comércio eletrônico em mais canais e dispositivos. Lojas especializadas, novas linhas de produtos, ofertas instantâneas, lançamento de novas áreas geográficas, entre outros movimentos, exigem dos varejistas on-line a inovarem constantemente para se diferenciarem – a criação de novos sites ou novas ofertas deve ocorrer muito rapidamente, e com bom desempenho para suportar o tráfego de pico durante períodos em que a atividade é intensificada.

Por isso, a flexibilidade da infraestrutura de sites de comércio eletrônico é um assunto muito atual e relevante. E o estabelecimento dessa infraestrutura não deve ser obstáculo à inovação. A colocação no mercado de novas ofertas tem permitido aos varejistas virtuais se destacar e conquistar mais fatias de mercado.

O desenvolvimento do cloud computing (computação em nuvem) e SaaS (software como serviço), por exemplo, permite às empresas superar problemas como a operação de servidores, para que possam se concentrar em seu core business – no caso, o comércio. Não ter de se preocupar com problemas de infraestrutura economiza tempo para desenvolver novos projetos. Soluções SaaS atendem às necessidades de flexibilidade e capacidade de resposta dos varejistas eletrônicos, em geral beneficiando-se de uma infraestrutura de nuvem.

Soluções de cloud computing oferecem outros atrativos: a fixação de preços, que suaviza o "consumo de recursos", uma redução significativa no custo total de propriedade (TCO), garantia de serviço sobre a taxa de disponibilidade e desempenho (SLA), flexibilidade real e uma alta reatividade para ajustar a potência à sazonalidade do negócio de varejistas virtuais, a cobertura internacional e uma redução dos custos de gestão e operacionais.

A nuvem fornece acesso a recursos praticamente ilimitados, facilmente ativados e faturados por uso. Porém, é importante considerar que este modelo também tem impactos sobre a organização dos fluxos e outros pontos operacionais, como:

. Time to Market: como obter rapidamente a infraestrutura necessária para criar novos sites?

. Performance: como lidar com o aumento do volume do catálogo e de tráfego do site? Como garantir o desempenho em remotas áreas geográficas?

.Segurança: que solução deve ser implantada contra os ataques mais frequentes e sofisticados?

. ROI: como calcular o retorno sobre o investimento de diferentes soluções (nuvem externa, hosting, hospedagem interna), considerando preços/custos, independência em relação ao fornecedor, segurança, etc.

. A extensão da cobertura de nuvens, combinada com a complexidade devido ao número de modelos, faz com que complexas questões jurídicas surjam, visto que o provedor pode utilizar uma cadeia de subcontratantes de que o cliente não tem conhecimento.

. É necessário definir os limites: o tratamento de mapeamento da rede, a sensibilidade dos dados, aplicações cobertas. Com a explosão de ofertas de players como Google, Microsoft, Amazon e Salesforce, vemos o surgimento de contratos de serviços que respondem à promessa de capacidade de resposta na nuvem.

Sendo assim, não se pode ignorar as vantagens competitivas que o modelo de cloud computing pode oferecer aos varejistas virtuais na expansão dos negócios. Porém, a escolha da nuvem é uma alternativa a considerar com cuidado, pelas questões ainda não bem definidas de ordem técnica, financeira e legal.

* Norberto A. Torres é sócio-diretor da Uniconsult Sistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.