Google e Facebook podem ser bloqueados na Índia

0

O Google e o Facebook vêm travando uma verdadeira luta com a Justiça indiana contra possíveis bloqueios de seus sites naquele país. De acordo com o The Wall Street Journal, as empresas alegam que não são legalmente responsáveis por monitorar o conteúdo de seus sites e pela remoção de material publicado por usuários. Corre na Corte de Nova Délhi, capital indiana, um processo contra diversos sites, entre eles, o Google e o Facebook. A ação pede o bloqueio a esses sites por não censurarem o conteúdo on-line e "disseminarem material que critica ou faz piada de cunho religioso ou contra personalidades da política local".

Segundo as leis indianas, o governo tem total controle sobre as informações veiculadas no país e a censura é prática recorrente. O tribunal negou um pedido do Google de anulação do processo. Além disso, a Justiça determinou às empresas que encontrem maneiras de monitorar e apagar o conteúdo ofensivo, caso contrário seria repetido o bloqueio total aos sites. As audiências começam no dia 13 de março.

Na sexta-feira, 13, o governo da Índia sancionou portaria que permite processar as empresas em questão, por divulgarem conteúdo obsceno e "estímularem conflitos entre grupos étnicos e raciais". Há dois anos, o Google deu a entender que redirecionaria seus usuários indianos para um mecanismo de busca hospedado em Hong Kong para driblar a censura local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.