Justiça expede mais de 2,5 milhões de pedidos de penhora on-line em 2011

0

No ano passado, mais de 2,5 milhões de pedidos de penhora on-line já foram expedidos pela Justiça dos estados e mais de 300 mil pela Justiça Federal, segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com o órgão, os números comprovam a eficácia do modelo de penhora criado em 2001 a partir de um convênio entre o Banco Central, o STJ e o Conselho da Justiça Federal, que logo se estendeu para outros órgãos do Poder Judiciário. O modelo, segundo o STJ, permite a execução mais rápida das sentenças condenatórias e faz com que o credor tenha uma certeza maior da satisfação da dívida.

Antes feita por meio de ofício em papel, a penhora passou a ser efetivada pelo sistema eletrônico Bacen-Jud, no qual o juiz emite uma ordem eletrônica diretamente ao banco por meio de um site de acesso restrito. Este determina o bloqueio da conta do devedor. No sistema, o juiz também pode realizar o arresto provisório, previsto no art. 653 do CPC (Código de Processo Civil), bloqueando as contas do devedor não encontrado. Em sua segunda versão, o Bacen-Jud 2.0 permite a integração com as instituições financeiras, que também desenvolveram sistemas informatizados a fim de eliminar o processo manual. Apesar disso, o STJ decidiu que a requisição de informações e a determinação de indisponibilidade de bens podem ser feitas ainda pelo tradicional método de expedição de ofício.

Em março do ano passado, o STJ decidiu que o valor depositado em conta conjunta pode ser penhorado em garantia de execução, ainda que somente um dos correntistas fosse o responsável pelo pagamento da dívida. De acordo com ministros da Segunda Turma, se o valor pertence somente a um dos correntistas, não deve estar nesse tipo de conta, pois nela o dinheiro perde o caráter de exclusividade.

Em outra decisão, os ministros da Primeira Turma entenderam que o ônus de comprovar a indispensabilidade dos valores depositados é do executado. Pelo CPC, a execução se processa no interesse do credor, que tem a prerrogativa de indicar bens à penhora. Na ordem preferencial, prevalece o dinheiro, depósito ou aplicações financeiras. Ainda segundo a Primeira Turma, compete ao executado comprovar que as quantias depositadas em conta corrente são impenhoráveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.